Nesta terça-feira, dia 28, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Raiva. A data é uma mobilização criada há quatro anos pela Organização Panamericana de Saúde e pela Aliança para o Controle da Raiva (ARC).
O objetivo da mobilização é aumentar a conscientização do público em geral sobre a doença e melhorar as ações de prevenção, vigilância e controle em todo o mundo. Anualmente, nesta data, todas as instituições envolvidas na prevenção da raiva humana e animal nos níveis nacional, estadual e municipal, além de organizações internacionais, veterinários, médicos, e outros profissionais envolvidos nos trabalhos de controle da virose participam intensamente das ações.
A raiva é considerada uma das zoonoses de maior importância em saúde pública por sua evolução drástica e letal, e por seu elevado custo social e econômico. Estima-se que a raiva bovina na América Latina cause prejuízos anuais de centenas de milhões de dólares, provocados pela morte dos animais, além dos gastos indiretos que podem ocorrer com a vacinação de milhões de bovinos e inúmeros tratamentos pós-exposição de pessoas que mantiveram contato com animais suspeitos. No Brasil, a raiva é endêmica/enzoótica e mata cerca de 25 mil herbívoros ao ano.
Fonte: Botucatu.com.br (acessado em 28/09/10)