Dia Nacional da Vigilância Sanitária: profissionais da área são peça chave para a promoção da saúde coletiva

Valorização, investimentos e mais postos de trabalho dependem de maior entendimento da sociedade quanto à efetividade na prevenção de doenças
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Freepik

Dentre as inúmeras frentes de atuação dos profissionais da Medicina Veterinária está a da Vigilância Sanitária. Muitas vezes é um trabalho pouco notado pela sociedade. Entretanto, trata-se de uma das áreas mais estratégicas para a garantia de saúde humana e animal.

“É um campo em que os médicos-veterinários exercem a importante missão de reduzir os riscos de contaminação, mau armazenamento e conservação de produtos – como alimentos, medicamentos, entre outros”, comenta o médico-veterinário Luiz Henrique Martinelli Ramos, integrante da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária (CTSP) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

A função é desempenhada em estabelecimentos de diferentes naturezas como supermercados, restaurantes, padarias, lanchonetes, açougues, canis, indústrias, farmácia, entre outros. O profissional atua como servidor público do Ministério da Saúde (via Sistema Único de Saúde – SUS) ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). E pode integrar equipes interdisciplinares que em hospitais, clínicas e centros de atendimento odontológico.

“Há destaque para o controle de pragas e sinantrópicos, bem como para a gestão de resíduos de serviços de saúde, assuntos de domínio do médico-veterinário, por sua formação abrangente, com foco na Saúde Única (humana, animal e ambiental)”, ressalta o médico-veterinário Mário Ramos de Paula e Silva, membro da CTSP do CRMV-SP.

Gestores sensibilizados

A Vigilância Sanitária, junto com a Epidemiológica e a Ambiental, é uma das frentes da chamada Vigilância em Saúde. A necessidade de investimentos cada vez maiores em ações integradas é facilmente detectada ao observar que mais de 70% das doenças de notificação compulsória são zoonoses.

Os gestores dos governos, segundo Silva, precisam ter a clareza desse cenário e da importância de investimentos em saúde preventiva. “Os desafios são diversos, com problemas ambientais e o consequente surgimento e ressurgimento de doenças e infestações, bem como com as novas dinâmicas de vida nas grandes cidades, em que saber a origem dos alimentos fica ainda mais difícil para o consumidor”, afirma o médico-veterinário.

Sociedade informada

De acordo com Carlos Augusto Donini, conselheiro e presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas (CTPP) do Regional, as perspectivas de investimentos e, consequentemente, de novos postos de trabalho em Vigilância Sanitária para o médico-veterinário, dependem do esclarecimento da sociedade quanto a esse valor.

“Para cobrar ações dos governantes, a população precisa saber que investir em saúde não se limita a construir hospitais e contratar médicos. É preciso investir no que impede a doença”, ressalta o presidente da CTPP do CRMV-SP.

Somos todos vigilantes

Donini enfatiza que esse é um segmento tão encantador quanto o de Clínica Médica Veterinária. Isso porque os profissionais que trabalham como fiscais têm expertise para encontrar, em pequenos detalhes, problemas cuja correção pode evitar hospitalizações e até mortes, o que significa, também, salvar vidas. “É impossível não ficar deslumbrado com a complexidade e a nobreza dessa área.”

A visão sistêmica que os fiscais colocam em prática é destacada pelo conselheiro como inerente ao profissional de Medicina Veterinária. “Em todos os segmentos de atuação, o médico-veterinário é um vigilante, uma vez que cuida para que os processos transcorram com segurança. Somos todos vigilantes. Do contrário, é porque estamos omissos à nossa natureza”, conclui Donini.

 

LEIA TAMBÉM

Reconhecimento de estabelecimentos médico-veterinários como sendo de saúde é necessidade iminente

Relacionadas

imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma mulher olhando o computador
Mulher usando jaleco branco e mascara n95 e óculos de proteção em laboratório.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br