Diretoria do CRMV-SP apresenta Relatório de Gestão 2015/2021 às classes

Documento traz informações detalhadas dos principais e relevantes fatos ocorridos ao longo dos últimos seis anos
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Divulgação CRMV-SP

A atual diretoria do CRMV-SP, sob a presidência do médico-veterinário Mário Eduardo Pulga, encerra seu período de gestão do triênio 2018/2021 no dia 02 de agosto. Primando sempre pela transparência e ética, apresenta o Relatório de Gestão 2015-2021 aos médicos-veterinários e zootenictas.

Com 16 capítulos, o documento traz informações detalhadas dos principais e relevantes fatos ocorridos ao longo dos últimos seis anos e que demonstram, pela sua importância, o trabalho realizado em benefício às classes e a sociedade. “A nossa luta foi sempre pela profissionalização dos setores, dando ênfase a modernização do Regional, a capacitação das equipes e a visão humanística com relação ao pessoal interno”, afirma o presidente Mário Eduardo Pulga.

O médico-veterinário fez um balanço de suas duas gestões à frente do CRMV-SP (2015/2018 e 2018/2021) e ressaltou a necessidade de dar ampla divulgação a todos os atos desenvolvidos, como é esperado de qualquer gestor público. “Estabelecemos metas para todos os setores, criamos uma rotina mais eficiente, com maior celeridade e qualidade”, conta.

Dentre as conquistas está a ampliação no número de fiscalizações e de julgamentos éticos realizados. “Partimos de 12 mil fiscalizações por ano para 23 mil. E, no tocante aos processos éticos, saímos de 26 pra 152 processos julgados por ano”, destaca Pulga.

O material folheável digital está disponível ao final desta matéria. Já o relatório em formato físico, será entregue para entidades de classe regionais e nacionais; diretores e coordenadores de faculdades públicas e particulares de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado; autoridades políticas; parceiros; conselhos regionais e ex-presidentes; e a colaboradores e membros de comissões, conselheiros e grupos de trabalho que atuaram durante a gestão 2015/2021.

Transparência e prestação de contas

A gestão 2015/2021 disponibilizou um portal específico para prestação de contas, ouvidoria on-line, e transformou o site do Regional em uma plataforma de serviços e novos conteúdos. Foi possível fazer, inclusive, um resgate histórico das cinco décadas de contribuições do Conselho à sociedade que gerou a publicação de um livro.

Também iniciou as obras de reforma da sede, com previsão de entrega no próximo ano; implementou gestão de pessoas e adquiriu um sistema de gerenciamento como forma de simplificar a vida profissional e atender às demandas. “São projetos com objetivos a serem alcançados a médio e longo prazo, durante os próximos anos”, afirma Pulga.

No período, o profissionalismo imposto aos trabalhos do CRMV-SP resultou no recebimento de uma série de reconhecimentos e de quatro premiações concedidas pela Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, em Brasília. Três em 2018, premiando o Manual de Procedimentos de Fiscalização do Regional, o Portal da Transparência e o Relatório de Gestão de 2018. Em 2019, foi premiado, também, na categoria “Estudo Técnico Preliminar e Gestão de Risco”, por edital de licitação.

Modernização que gera economia

Além de proporcionar estabilidade financeira, a gestão auxiliou internamente os departamentos para que pudessem utilizar seus recursos de forma cada vez mais assertiva e econômica. “Modernizamos todas as nossas transações bancárias que passaram a ser feitas com assinatura digital. Digitalizamos processos, diminuímos custos com papel e espaços físicos para armazenamento destes documentos”, conta Rodrigo Mainardi, tesoureiro no triênio 2018/2021.

A descontinuidade da publicação em versão impressa da Revista mv&z gerou economia e acelerou o processo de divulgação das pesquisas por meio do formato on-line e em fluxo contínuo. As eleições digitais garantiram segurança, auditabilidade e transformação na forma de fazer a democracia. “Este controle nos permitiu investir em outras áreas, como na fiscalização, em um novo sistema de gerenciamento, plataforma e em adequações nas Unidades Regionais de Fiscalização e Atendimento.”

Com a necessidade do teletrabalho durante a pandemia da Covid-19, o Regional investiu em medidas de controle sanitário, como equipamentos de aferição de temperatura, divisórias de acrílico, máscaras, e álcool gel, mas, também, em tecnologia. Plenárias, audiências e reuniões de comissões passaram a ser realizadas em formato on-line. “Conseguimos gerar economias com passagens áreas e estadias, medidas que deverão permanecer”, conta Mainardi.

Cumprindo todos os ritos determinados para transição de gestão, a Diretoria entrega a casa em ordem e com superávit. Essas e outras informações estão disponíveis no Relatório de Gestão 2015/2021 e no Portal da Transparência para acesso das classes médica-veterinária e zootécnica, e da sociedade.

01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.
Comunicado
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento