Por ser essencial que médicos-veterinários e zootecnistas conheçam as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para o bem-estar de animais de produção e interesse econômico, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem divulgado a tradução dos capítulos 7 do Código Sanitário de Animais Terrestres e Código Sanitário de Animais Aquáticos.
Agora, o “Capítulo 7.0 – Introdução às recomendações de bem-estar animal” está disponível em português para os profissionais brasileiros. O documento apresenta as diretrizes gerais a serem adotadas para a leitura de todos os demais capítulos 7 do Código Sanitário de Animais Terrestres.
A publicação apresenta a definição da OIE para bem-estar animal, os procedimentos primordiais a serem atendidos e as orientações para uso de animais em produção de alimentos, ciência e pesquisa, entretenimento e companhia.
De acordo com Código, “bem-estar animal requer prevenção de doenças e tratamento veterinário apropriados, abrigo, manejo e nutrição apropriados, manipulação e abate ou sacrifício humanitários”.
“Capítulo 7.0 – Introdução às recomendações de bem-estar animal”