A suíça Novartis anunciou, nesta semana, a venda de sua divisão de saúde animal ao grupo americano Eli Lilly por 5,4 bilhões de dólares. A operação vai reforçar e diversificar o departamento de veterinária da Eli Lilly, que passará a ser o segundo maior do mundo em volumes de negócios, segundo a empresa americana.
Com presença em cerca de 40 países e uma receita de, aproximadamente, US$ 1,1 bilhão, em 2013, a Novartis Saúde Animal é focada no desenvolvimento de melhores formas de prevenir e tratar doenças em animais de estimação, animais de fazenda e peixes.
Lilly adquiriu nove instalações da Novartis Saúde Animal, seis centros de pesquisa e desenvolvimento, uma infraestrutura comercial global com um portfólio de cerca de 600 produtos, um gasoduto robusto, com mais de 40 projetos em desenvolvimento, e uma experiente equipe de mais de 3.000 funcionários. A transação deve ser finalizada no primeiro semestre de 2015.
A aquisição deverá expandir e complementar o portfólio de produtos Eli Lilly e sua presença comercial em regiões-chave. A aquisição também amplia a presença comercial da empresa nos mercados de animais de companhia e de suínos, entre outros setores.
Em tempo, o grupo farmacêutico britânico GlaxoSmithKline (GSK) anunciou, nesta terça-feira (22/4), a venda da divisão de oncologia, por 16 bilhões de dólares, à Novartis e a GlaxoSmithKline comprará a divisão de vacinas da Novartis por um valor que pode alcançar 7,5 bilhões de dólares.
Fonte: Avicultura Industrial