Encontro com secretário de Agricultura do Estado intensifica aproximação do CRMV-SP com a classe política

Durante a reunião foram discutidas pautas importantes que exigirão ações conjuntas entre a Secretaria e o Conselho, no sentido de dar suporte aos profissionais
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: SAA

Comitiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) se reuniu, no dia 16/02, com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira. A reunião ocorreu na sede da Secretaria e contou com a presença do secretário executivo de Agricultura, Marcos Böttcher; o coordenador da Defesa Agropecuária (CDA), Luís Fernando Bianco; e do diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal, Affonso dos Santos.

O presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero, conduziu a reunião e destacou que o encontro visa uma aproximação do Conselho com a classe política, a fim de fortalecer as ações que envolvam a Medicina Veterinária e a Zootecnia. “Queremos colocar nossas 26 comissões técnicas à disposição dos órgãos públicos e políticos, para discutir pautas e ações estratégicas que possam ser trabalhadas de forma mais assertiva por meio de políticas públicas bem consolidadas, que valorizem as nossas profissões e beneficiem a sociedade”, afirmou.

Na ocasião, foram discutidos os desafios e oportunidades nas cadeias produtivas na área da proteína animal e da necessidade de se resgatar, junto à sociedade, a importância do papel do médico-veterinário e do zootecnista para o crescimento do agronegócio.

“A vocação brasileira para o agro é grande e os números mostram essa realidade. As pessoas estão começando a entender o papel do médico-veterinário na pecuária, no manejo adequado dos animais, do responsável técnico (RT) no descarte sustentável dos resíduos. São inúmeras as frentes de atuação e contar com o Conselho como parceiro para debater as demandas e ações que serão trabalhadas pela Secretaria da Agricultura será muito importante”, disse o secretário Antonio Junqueira.

O vice-presidente da autarquia, Fábio Manhoso; o secretário-geral e também presidente da Comissão Técnica de Agronegócio, Fernando Gomes Buchala; o presidente da Comissão de Políticas Públicas, Raphael Hamaoui; e o assessor de gabinete do CRMV-SP, Olírio Saletti Lobo, também participaram da reunião.

Unindo forças

O secretário-geral, Fernando Gomes Buchala, explicou o papel do Conselho de regular as profissões e garantir a segurança no exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Também levou à reunião pautas importantes que exigirão ações conjuntas entre a Secretaria e o Regional, no sentido de dar suporte aos profissionais.

“Nosso objetivo é unir forças para atuar de forma conjunta e colaborativa em possíveis situações contemporâneas que possam ocorrer, como a gripe aviária, o autocontrole, a retirada da vacinação da febre aftosa, e a geração de resíduos”, enfatizou Buchala, que também é médico-veterinário do Escritório de Defesa Agropecuária de São José do Rio Preto.

O vice-presidente, Fábio Manhoso, destacou a neutralidade do Conselho e a relevância técnica e científica da autarquia, capaz de colaborar na emissão de pareceres e notas técnicas nas diferentes áreas da Medicina Veterinária e da Zootecnia. “Somos um time e nosso objetivo é auxiliar as autoridades e entes públicos das diferentes esferas governamentais”, disse.

Relacionadas

03.05_ENCONTRO DE ZOOTECNISTAS_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40