Encontro on-line terá painéis sobre protagonismo dos profissionais da Zootecnia

Evento promovido pelo CRMV-SP acompanhará temáticas da campanha nacional
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Freepik, Pixabay/Comunicação CRMV-SP

Como parte das ações da campanha em homenagem aos profissionais da Zootecnia deste ano, que destaca a atuação nas áreas da Economia, Educação e Genética, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promove o Encontro dos Zootecnistas, de 11 a 13 de maio. Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia de Covid-19, o evento será realizado de forma on-line.

“As restrições ocasionadas pela pandemia forçaram nossa adaptação a meios remotos que se mostraram viáveis e produtivos. Provavelmente, a educação continuada, antes realizada presencialmente, também será diferente neste ‘novo normal’”, afirma Celso Carrer, presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino (CTZE) do CRMV-SP.

Neste ano de 2021, a novidade fica por conta do formato, as palestras dão lugar à painéis de discussão com profissionais renomados, nas mesmas áreas definidas pela campanha nacional.

Para Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, também integrante da CTZE/CRMV-SP, eventos como o Encontro anual são extremamente relevantes para  propiciar o debate de ideias e a geração de riquezas, assim como de novas tecnologias necessárias  para o encontro de  destaques para a profissão e para o País e a melhoria da empregabilidade.

“Cabe ressaltar que, mais uma vez, o Agronegócio, com a liderança dos produtores e com os profissionais das ciências zootécnicas e agrárias, segura o PIB nacional, contribuindo para uma queda menor da economia durante a pandemia e garantindo o abastecimento das famílias”, enfatiza Ribeiro.

Agronegócio

O painel “Zootecnia: engrandecendo a economia e o agronegócio nacional” abrirá o Encontro e terá Paulo Marcelo Tavares Ribeiro como um dos participantes, ao lado do conselheiro do CRMV-SP e diretor do Instituto de Zootecnia, Luiz Ayrosa; e da coordenadora do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Conselho Mundial da Avicultura e diretora técnica adjunta da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sulivan Pereira Silva, ex-conselheira da autarquia.

Mestre em Zootecnia e doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Sistemas Agroindustriais, Ribeiro é diretor da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE Sampa), responsável por projetos de inovação, startups e desenvolvimento local. “Minha expectativa é muito boa, espero contribuir para o debate trazendo uma visão crítica e inovadora. É o momento de pensar fora da caixa e encontrar novos caminhos”, destaca.

Educação

Professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FEZ-USP), mestre em Medicina Veterinária e doutor em Engenharia Agrícola, com experiência prática como empresário e gestor de vários empreendimentos na área do Agronegócio, Celso Carrer será um dos debatedores no Painel “Zootecnia e educação: da universidade para o mercado”.

Creio que um dos principais benefícios deste tipo de encontro é gerar oportunidades para a formação de networking e ampliação de horizontes em relação a cada tema abordado, todos muito atuais e demandados pela profissão. Claro que a temática da educação permeia todos os assuntos e daí a importância do painel

Celso Carrer, presidente da CTZE/CRMV-SP

Ao lado dele no painel estão também a docente da FZEA-USP e ex-presidente da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Célia Regina Orlandelli Carrer; e a presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do CFMV, coordenadora da graduação da Universidade do Oeste Paulista e conselheira eleita para a próxima gestão do CRMV-SP, Ana Cáudia Ambiel.

Genética

Encerrando o Encontro, o Painel “Zootecnia e genética: ampliando a capacidade de produção nacional” terá entre os debatedores a zootecnista Liliane Saguisawa, mestre em Ciência Animal e Pastagens e doutora em Zootecnia.  Ao lado dela, no painel estarão também Willian Koury Filho, membro da CTZE/CRMV-SP; e Tabatha Silvia Rosini Lacerda, membro da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, analista técnica da ABPA e do Instituto Ovos Brasil.

Diretora técnica da Designer Genes Technologies Brasil Consultoria Empresarial Ltda (DGT Brasil), professora de pós-graduação da Unoeste e da Universidade da Pecuária, Liliane afirma que “a área da genética é o primeiro pilar de construção da produção animal. É a base de tudo e com a qual, aliada ao ambiente adequado, conseguimos obter o melhor do animal, encurtando o caminho para chegarmos a um objetivo na produção.”

Serviço:

O Encontro dos Zootecnistas 2021 acontecerá de forma on-line, de 11 a 13 de maio, das 18h às 20h, confira a programação:

-Dia 11: Zootecnia: engrandecendo a economia e o agronegócio nacional

– Dia 12: Zootecnia e educação: da universidade para o mercado

– Dia 13: Zootecnia e genética: ampliando a capacidade de produção nacional

Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.
Plano_de_gestao_de_riscos