Entidades internacionais alertam: cães e gatos não transmitem a Covid-19 e abandono é crime

Documento recomenda que tutor lave as mãos antes e depois de interagir com os animais e seus pertences e mantenha distanciamento do pet caso esteja doente
Comunicação CRMV-SP (com informações da Comunicação CFMV)

O Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Panaftosa-Opas/OMS) e a organização Proteção Animal Mundial (WAP/World Animal Protection) formularam uma série de perguntas e respostas para tentar dirimir dúvidas que possam gerar o abandono de animais de estimação durante a pandemia.

A desinformação gera medo, o que resulta no cruel abandono e sacrifício de cães e gatos. De acordo com o documento, a pandemia está causando muita incerteza em todo o mundo de várias maneiras, entre elas, a ameaça ao bem-estar dos animais de companhia.

Ameaça que pode levar a outras situações de impacto à saúde pública, como aumento de mordidas e agressões de animais, atropelamentos que resultam em acidentes de trânsito e possível aumento na ocorrência de doenças entre animais e eventuais zoonoses, como raiva e leishmaniose, entre outras.

É importante destacar que não há evidências científicas de que animais de companhia são fonte de infecção para humanos. Em cães, não há evidências de que possam ficar doentes, em gatos, a infecção está sendo investigada. As recomendações incluem lavar as mãos antes e depois de interagir com animais e seus pertences e manter o distanciamento se você estiver doente.

Existem muitas evidências científicas de que gatos e cães melhoram e enriquecem a vida e a saúde das pessoas

Leia o conteúdo da declaração na íntegra:

Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
Cão e gatos juntos embaixo de uma coberta em uma sala.
Imagem mostra médica-veterinária com cachorro em cima de mesa impermeável. Ambos estão sorrindo.
Imagem mostra desenho de uma sala de recepção de clínica veterinária.