Entidades veterinárias arrecadam fundos para auxiliar vítimas animais do Litoral Norte

CRMV-SP participa de campanha de solidariedade em conjunto com a Feveresp e coloca Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres à disposição das autoridades
Texto: Divulgação/CRMV-SP
Crédito: Sérgio Barzagui/Governo do Estado de São Paulo / Fotos Públicas

Diante do estado de calamidade causado pelas fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte do estado de São Paulo, levando a óbito 49 pessoas, e solidárias aos 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados, devido aos deslizamentos de terra e alagamentos, entidades veterinárias se mobilizam para arrecadar fundos e auxiliar as vítimas animais da tragédia.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres, tem feito o monitoramento da situação desde domingo, em especial, em relação ao atendimento de animais, e já formalizou seu apoio ao governador Tarcísio de Freitas, ao Comando de Bombeiros do Interior 3 (CBI-3), responsável pelo 11º Grupamento, o qual atua na região acometida, e ao chefe operacional da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso.

“Colocamos o grupo à disposição para auxiliar no que for necessário, inclusive presencialmente. Devido a dificuldade e o risco do deslocamento até o local, em um primeiro momento, a Comissão está em contato com os responsáveis pelas equipes de campo, já com uma linha de trabalho organizada e bem executada, para informações sobre como está a situação envolvendo animais e a assistência necessária. Nesse momento, em comum acordo, auxiliaremos no suporte a distância: logístico, de levantamento de insumos necessários, e de triagem de informações”, afirma o presidente da Comissão, Leonardo Maggio.

Em ação coletiva, a Federação das Entidades Veterinárias Regionais do Estado de São Paulo (Feveresp), com o apoio do CRMV-SP, também iniciou campanha para arrecadar recursos destinados a compra de insumos emergenciais para o atendimento dos animais resgatados na região. Serão comprados insumos como equipos, seringas, antibióticos, patês, comedouros e outros voltados ao suprimento de necessidades básicas.

“É desaconselhado aos profissionais a ida até o local sem a devida autorização e conhecimento prévio das autoridades que trabalham no resgate das vítimas, pois há muitos riscos envolvidos. Entretanto, mais uma vez estamos mostrando o quanto o associativismo precisa ser fortalecido e o quanto ele pode fazer a diferença. Todos podem ajudar nesse momento de tanta tristeza”, destaca o presidente do Conselho, Odemilson Donizete Mossero.

Doações

Para agilizar a logística, a Feveresp se prontificou a centralizar as doações via PIX daqueles que puderem auxiliar com qualquer quantia. Para doar, a chave PIX é o CNPJ da Feveresp: 400.619.98/0001-59.

Posteriormente, todo o recurso arrecadado, assim como os insumos adquiridos e enviados ao Litoral Norte, serão contabilizados e comprovados com nota fiscal. “Nós médicos veterinários associativistas estamos sempre dispostos a ajudar colaborando com a qualidade de vida bem-estar e saúde dos animais e das pessoas e nesse momento é a hora de colocarmos mãos à obra. Esperamos que esse momento difícil passe logo e que todos sejam acolhidos.”, ponderou a presidente da Comissão de Entidades Veterinárias Regionais do CRMV-SP e também presidente da Feveresp, Maria Cristina Santos Reiter Timponi. 

Associações regionais

A campanha tem também o apoio com doações individuais da Associação de Médicos-veterinários do Interior Paulista (Amvip), da Associação dos Médicos-veterinários de Ribeirão Preto (Amverp), da Associação dos Médicos-veterinários de Araras e Região (Amvar), da Associação dos Médicos-veterinários de Jundiaí e Região (Amvejur), da Associação Mogiana de Médicos-veterinários (AMMVet), da Associação dos Médicos-veterinários de Marília (Amvemar), e da Associação dos Médicos-veterinários e Zootecnistas do Vale do Paraíba (AMVZVP).

Participam, ainda, a Associação dos Médicos-veterinários de Jaú (Amveja), a Associação de Médicos-veterinários de São José do Rio Preto e Região (Aclivet), a Associação dos Médicos-veterinários do Grande ABC (AMVGABC), a Associação dos Médicos-veterinários de Osasco e Região (Amvor), a Associação dos Médicos-veterinários de Americana, Santa Bárbara D´Oeste e Região (AMVASG), e a Sociedade dos Médicos-veterinários da Zona Norte da Cidade de São Paulo (SMVZN-SP).

De acordo com o levantamento feito pela Comissão de Resgate Técnico do CRMV-SP, os seguintes insumos ainda são necessários para atendimento aos animais:

– Ração para cães e gatos;

– Patê úmido em lata para cães e gatos;

– Vasilha de água e comida;

– Antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos;

– Fluidos (nacl 0,9%; ringer simples; ringer com lactato);

– Equipo microgotas;

– Seringas (1 ml; 3 ml; 5 ml; 10 ml);

– Agulhas (25×7; 30×07; 25×8; 30×8);

– Cateter (24G; 22G; 20G; 18G);

– Vermífugo;

– Antipulgas e anticarrapatos.

Histórico

No último final de semana, acumulados de chuva que totalizaram quase 700 milímetros atingiram o Litoral Norte, levando as cidades de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e Bertioga a decretarem estado de calamidade pública. De acordo com o boletim emitido pelo Governo do Estado de São Paulo, até o momento, 49 óbitos foram confirmados, sendo 48 em São Sebastião e um em Ubatuba. Há, ainda, mais de 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados.

Relacionadas

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40