Um estudo divulgado no ano passado sugeria que as mudanças climáticas e a escassez de água poderiam tornar o mundo vegetariano. Isso porque os prejuízos na agricultura levariam às alturas o custo da criação de animais para o abate. No Reino Unido, a mudança de hábitos para uma alimentação mais sustentável parece ter começado – mas por outro motivo: o escândalo da carne de cavalo.
Marcas de produtos livres de proteína animal viram suas vendas crescerem de forma surpreendente no mês de fevereiro, quando se intensificou o escândalo da fraude da carne de cavalo, descoberta nas lasanhas da marca Findus, em janeiro. Segundo reportagem do britânico The Guardian, o grupo Quorn, maior produtor de refeição vegetariana pronta, viu suas vendas duplicarem na segunda quinzena de fevereiro.Especializada em fazer hambúrgueres e salsichas vegetarianos a partir de um tipo de fungo comestível, a empresa está tendo que aumentar o número de turnos em sua fábrica de fermentação para lidar com a demanda.
Outra marca, a sul-africana Fry’s, verificou um aumento de 30% na venda de suas tortas vegetarianas. Supermercados que antes não demonstravam interesse em ter a alternativa em suas prateleiras também passaram a encomendar lotes.
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Fonte: Ambiente Brasil