Escândalo da carne de cavalo aumenta consumo vegetariano

Um estudo divulgado no ano passado sugeria que as mudanças climáticas e a escassez de água poderiam tornar o mundo vegetariano. Isso porque os prejuízos na agricultura levariam às alturas o custo da criação de animais para o abate. No Reino Unido, a mudança de hábitos para uma alimentação mais sustentável parece ter começado – mas por outro motivo: o escândalo da carne de cavalo.

Marcas de produtos livres de proteína animal viram suas vendas crescerem de forma surpreendente no mês de fevereiro, quando se intensificou o escândalo da fraude da carne de cavalo, descoberta nas lasanhas da marca Findus, em janeiro. Segundo reportagem do britânico The Guardian, o grupo Quorn, maior produtor de refeição vegetariana pronta, viu suas vendas duplicarem na segunda quinzena de fevereiro.Especializada em fazer hambúrgueres e salsichas vegetarianos a partir de um tipo de fungo comestível, a empresa está tendo que aumentar o número de turnos em sua fábrica de fermentação para lidar com a demanda.

Outra marca, a sul-africana Fry’s, verificou um aumento de 30% na venda de suas tortas vegetarianas. Supermercados que antes não demonstravam interesse em ter a alternativa em suas prateleiras também passaram a encomendar lotes.

Veja a reportagem completa aqui.

Fonte: Ambiente Brasil

Relacionadas

MATERIA
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br