Especialista discute qual etapa da comercialização da carne fica com a maior margem de lucro

A quaresma está acabando e logo chega o tempo dos churrascos. Porém, quando o consumidor pensa no preço da carne, ele pondera. Atualmente, o consumidor enfrenta filas para aproveitar descontos de centavos. Por isso, cabe perguntar: qual etapa da comercialização abocanha maior margem de lucro?

Para o pecuarista José Antonio Fontes, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Bovino de Corte, (ANPBC), consumidor e produtor são os prejudicados da cadeia produtiva da carne. “Há um desequilíbrio entre o que o pecuarista recebe pelo boi e o que o consumidor paga. O consumidor acha que a carne já sai cara do corte, mas o valor de venda ao consumidor é três vezes maior do que o produtor recebe”, afirma.

O processo de venda deve ser revisto. “Hoje existe uma concentração de compra de abate feita pelos grandes frigoríficos. Também há uma grande concentração na distribuição de venda pelas redes dos grandes supermercados. São dois gigantes disputando os elos mais fracos da cadeia, ou seja, as pontas da produção e consumo. A concentração é perniciosa”, considera.

A arroba do boi gordo é comercializada hoje por R$ 76, valor insuficiente para o produtor arcar todos com todos os seus custos. “Precisamos de uma remuneração adequada. Temos nos custos do animal uma série de envolvimentos como manutenção de pastos, remédios, encargos trabalhistas, ambientais, sem considerar o valor da terra, que não é remunerado”, afirma ele.

O setor intermediário inibe a expansão da pecuária. Com menor oferta o mercado fica sujeito à especulação.

Fonte: Avicultura Industrial (acessado em 29/03/10)

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