Para tentar acabar com o abandono e os maus-tratos aos animais, foi realizada uma mesa redonda ontem (29), em Rio Preto. O evento contou com a presença de especialistas, autoridades e da população para discutir a viabilidade da instalação de uma Delegacia de Proteção Animal na cidade.
A idealizadora e primeira delegada titular no setor de proteção animal em Campinas, Rosana Vescovi Mortari, esteve no evento defendendo a ideia. “A delegacia é um exemplo da necessidade do atendimento especializado disponível que deve ser ampliado para todos os municípios, tendo em vista a importância da preservação do meio ambiente e da luta pelo fim dos maus-tratos aos animais”, conta.
A delegacia de Campinas atende em média 350 denúncias por mês, de acordo com a delegada.
Segundo o professor Daniel Bartoli Sousa, que ministra a disciplina “Comportamento e Bem-estar Animal” do curso de medicina veterinária da Unirp, Rio Preto tem aproximadamente 80 mil animais e grande parte está abandonada e sujeita a maus-tratos.
Cidades como Sorocaba, Jundiaí e Ribeirão Preto também possuem um setor especializado para proteção animal.
A mesa redonda fez parte da V Semana Acadêmica de Medicina Veterinária de Rio Preto, que termina hoje, no Hospital Veterinário “Dr. Halim Atique”.
Fonte: Rede Bom Dia (acessado em 30/09/2011)