Estação de monta aumenta produção

Muitos pecuaristas pensam que deixar a tourada solta ao longo do ano como garantia de bezerros nascendo todo o tempo é a melhor estratégia, mas a Embrapa desaconselha essa prática em função da sazonalidade na produção de forragens e oferta de alimentos. Para os pesquisadores, o melhor a fazer é adotar a estação de monta, período entre novembro e janeiro que propicia melhores condições para a prenhez, animais mais pesados e produção maior.

“Temos recomendado a estação de monta como forma de adequar o período de maior produção de alimento para que os animais apresentem um desempenho melhor e uma consequente produção de bezerros adequada”, afirma a médica veterinária da Embrapa Gado de Corte Paula Miranda.

A estação de monta recomendada começa em novembro e vai até janeiro, período em que ocorre a maior concentração de chuvas e, consequentemente, a maior oferta de alimento para os animais. Segundo Paula, o fornecimento adequado de pastagens para as matrizes facilita a fertilidade durante a estação de monta e a prenhez durante esse período.

“Existe também uma diferenciação entre o manejo das vacas adultas e das novilhas. É recomendado que as novilhas entrem na estação antes das vacas adultas. Primeiro, para aproveitar o maior período de libido dos touros. Em segundo lugar, porque as novilhas têm uma oportunidade maior de se recuperar após o parto para entrar na estação de monta do ano seguinte e emprenhar”, explica a médica veterinária.

Já o planejamento da estação de monta deve ser feito para o ano inteiro. Paula diz que, cerca de três meses após o final da monta, o produtor deve fazer o diagnóstico de gestação das vacas para fazer uma seleção das que não emprenharam. Formando um lote dos animais que emprenharam, ele tem condições de fazer um planejamento alimentar adequado.

“Além disso, ele deve fazer o exame andrológico dos touros para saber quais deles entrarão na próxima estação de monta, deve também fazer uma reserva de forragem para oferecer às novilhas prenhas”, orienta.

A veterinária conta ainda que a Embrapa Gado de Corte já realizou alguns trabalhos que demonstraram que os bezerros nascidos nos meses mais secos do ano, oriundos da estação de monta, são mais pesados. Além disso, a produção conta com maior número de bezerros nessa época quando comparada aos bezerros nascidos em outros períodos do ano.

Fonte: Mídia News (acessado em 02/02/2012)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br