O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou a criação da Floresta Estadual de Campinas, em uma área pública da antiga Fazenda Serra d’Água, no Parque Jambeiro.
A nova Floresta Estadual de Campinas, com 500 mil metros quadrados, é a única área verde expressiva do bairro, segundo o diretor do Instituto Florestal, Rodrigo Victor. A cidade tem somente 2,6% de preservação nativa e a criação da floresta permitirá combater o assédio imobiliário. “Será necessário trabalho de recuperação local, que tem 62,60% da área ocupada por espécies exóticas, o que diminui a biodiversidade”, explica Victor.
A maior área verde de Campinas é a Reserva Florestal Mata Santa Genebra, no distrito de Barão Geraldo, com área de 251 hectares, que originalmente pertencente à Fazenda Santa Genebra.
A reserva é um remanescente de Mata Atlântica, composto por rica biodiversidade, o que atrai o interesse de pesquisadores de diversas universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do mundo. As pesquisas realizadas até agora permitiram a identificação de 660 espécies vegetais e 885 espécies animais, entre elas o macaco bugio, endêmico de Mata Atlântica e ameaçado de extinção.
Fonte: EPTV Campinas (acessado em 22/12/10)