Estado de saúde de jacaré abandonado em Ribeirão Preto (SP) evolui

O estado de saúde do jacaré da espécie papo amarelo evolui bem, de acordo com o biólogo do Bosque Municipal Pedro Favaretto. O animal, que foi abandonado no sábado (10), em um terreno baldio, no bairro Jardim Aeroporto, em Ribeirão Preto, foi encaminhado ao ambulatório do bosque com afundamento da cabeça e um corte profundo no pescoço.

De acordo com o biólogo, o jacaré de 80 centímetros chegou ao bosque em estado de choque. No entanto, no domingo (11), o animal apresentou melhoras, apesar de ainda correr risco de morte. “Ele já está ficando até agressivo”, afirmou Favaretto.

A espécie papo amarelo não está ameaçada de extinção, porém, foi muito depredada, declara o biólogo. “Atualmente, ela está se recuperando, mas é ainda é vulnerável à extinção”.

O jacaré dessa espécie vive em locais onde há presença de água, mas não é comum na região de Ribeirão Preto.

Caso

Moradores viram uma pessoa que estava em um carro não identificado jogar o réptil e ir embora. O Corpo de Bombeiros foi chamado e resgatou o jacaré, que estava em uma caixa de papelão. O animal foi encaminhado para o Bosque Municipal, onde passou por avaliação.

Os responsáveis por abandono e maus-tratos de animais silvestres podem ser multados e responder na Justiça por crime ambiental. A pena pode chegar a um ano de prisão.

Fonte: EPTV (acessado em 12/09/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br