Estância Turística de Tupã recebe edição do CRMV-SP Escuta

Evento reuniu cerca de 50 profissionais que tiveram a oportunidade de interagir, esclarecer dúvidas e expor as principais demandas do município
Texto e foto: Divulgação CRMV-SP

Na última terça-feira (28/03), a comitiva do CRMV-SP esteve na Estância Turística de Tupã para mais uma edição do CRMV-SP Escuta, projeto idealizado pela gestão que visa promover a integração de médicos-veterinários e zootecnistas das diversas regiões com os membros da Diretoria Executiva e conselheiros do Regional.

O evento contou com a participação de 50 profissionais, e ocorreu na Câmara dos Vereadores do município. “Estar na Casa do Povo e conversar com a sociedade, ouvir seus anseios e colocar o Conselho à disposição nos traz muitas alegrias. O Escuta permite a aproximação com as classes, e também intensifica o trabalho com a classe política, em especial junto às bases, pois todos são atores sociais importantes”, disse o presidente Odemilson Donizete Mossero, durante a abertura do encontro.

Cidade natal do vice-presidente Fábio Manhoso, Tupã evoca uma homenagem aos primitivos habitantes do local, os índios. A cidade é considerada referência na região. “Estou muito feliz em receber os colegas e ter a oportunidade de falar sobre a Medicina Veterinária ao lado dos meus familiares, professores e mestres com quem tanto aprendi. Queremos que médicos-veterinários e o zootecnistas participem cada vez mais de tudo que abarca as profissões. Digo sempre que nossos profissionais são muito bons tecnicamente, mas precisamos também nos envolver mais no cenário político, pois é por ali que passam temas maiores que refletem de uma forma muito incisiva em nossas profissões, na saúde animal e na saúde pública”, destacou Manhoso.

Para a tesoureira do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch, a relevância do Escuta passa pelo intercâmbio de informações entre os profissionais e associações regionais, que trazem demandas e necessidades de suas regiões, criando assim um canal direto de comunicação com o Conselho. “Quanto mais conseguirmos levar informação sobre a importância de médicos-veterinários e zootecnistas para sociedade, melhor será para a saúde pública, para a saúde animal e para a proteção do meio-ambiente”, disse.

O secretário-geral, Fernando Gomes Buchala, agradeceu a receptividade e a participação dos profissionais da cidade no evento. “A maioria dos temas debatidos converge na necessidade de um maior engajamento político dos profissionais em assuntos como educação, leis de autocontrole, mercado de trabalho, entre outros. A classe precisa se unir para ter força política e mudar cenários, fortalecendo ainda mais a Medicina Veterinária e a Zootecnia”, pontuou.

Também estiveram presentes no evento e participaram das discussões o diretor técnico do CRMV-SP, Leonardo Burlini; e o assessor jurídico especial, Bruno Fassoni.

União que faz a força

Durante passagem pelo município, a equipe do CRMV-SP foi recepcionada pelos médicos-veterinários Sérgio Miake, presidente da Associação dos Médicos-veterinarios e Zootecnistas de Tupã, e pelo professor Waldyr Brandão. “As associações regionais têm a função primordial no elo entre os médicos-veterinários e o órgão que nos rege. Esse encurtamento no caminho da comunicação e o contato mais próximo com o Conselho são fundamentais para gerar confiança e melhoria da categoria”, disse Miake.

A Diretoria se reuniu também com o prefeito Caio Aoqui, que homenageou o presidente Odemilson Donizete Mossero com menção de Hóspede Oficial da Estância Turística de Tupã. “Estamos muito satisfeitos com a aproximação de um conselho de classe com a nossa região. A iniciativa é uma grande oportunidade de se discutir novas e boas ideias em prol da saúde pública”, enfatizou Aoqui.

O vereador Alexandre Scombatti, que em 2022 formalizou pedido para a realização de uma edição do Escuta em Tupã, esteve ao lado da equipe do Regional durante todo o trabalho itinerante no município. “É uma grande satisfação receber este projeto em nossa cidade e reunir a classe médica-veterinária e zootécnica para discutir questões tão importantes para a sociedade”, disse.  O vereador pastor Eliézer de Carvalho também se colocou à disposição para contribuir com questões relacionadas às profissões.

Visitas e participações

A comitiva do CRMV-SP também visitou o Centro de Controle de Zoonoses do município, a Casa do Médico-veterinário, e a Rádio Tupã FM.

O presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas, Raphael Hamaoui; o presidente da Comissão de Representantes Regionais, Márcio Rangel de Mello; os representantes regionais de Bauru e Araçatuba, Mário Ramos de Paula e Silva e Daniela Scantamburlo Denadai, respectivamente; o membro da Comissão de Representantes Regionais, Haroldo Alberti; a presidente da Comissão de Entidades Regionais Veterinárias, Maria Cristina Timponi; e o presidente da Comissão de Fiscalização, Otávio Diniz; também estiveram presentes no evento.

Veja matéria da TV Câmara de Tupã:

Card-twitter-2---Célia-SP
CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
No auditório, participantes, mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto ao final do evento.