Estudantes apresentam propostas para participação do CRMV-SP no projeto PURAA

Ações visam prevenção e participação de médicos-veterinários na resposta aos acidentes de trânsito envolvendo animais em rodovias
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Divulgação FMVZ-USP

Graduandos em estágio final obrigatório em Bem-estar Animal pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde (VPS-BEA) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) se reuniram hoje (25/10), de forma on-line, com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero.

Durante o encontro, o grupo, coordenado pelo Prof. Dr. Adroaldo José Zanella, apresentou propostas para apoio do Conselho às ações da Plataforma Unificada para Responder aos Acidentes de Trânsito Envolvendo Animais em Rodovias (PURAA), projeto inovador para fiscalização, transporte e bem-estar únicos (animal, humano e meio ambiente).

Parceria entre pesquisadores da FMVZ-USP, a Policia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, a Concessionária Intervias, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento/Coordenadoria de Defesa Agropecuária de São Paulo (CDA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o projeto visa integrar as diferentes instituições para a implantação de uma nova política pública.

“Seguramente apoiaremos o projeto e nos colocamos à disposição para participar. É um tema de grande impacto social e multidisciplinar. Precisamos inserir e engajar os profissionais médicos-veterinários e zootecnistas nesse contexto, será fundamental para garantir o bem-estar animal. Acionaremos inclusive nossa Comissão de Políticas Públicas”, afirmou Mossero.

Aprendizado e respaldo técnico

Um dos idealizadores e coordenadores da iniciativa PURAA, Zanella ressaltou que para os estudantes, a presença do Conselho na apresentação de propostas para a participação dos profissionais da Medicina Veterinária no projeto foi de extrema importância.

Durante workshop promovido em setembro pela CDA com presença do CRMV-SP, o professor já havia destacado as questões envolvidas no bem-estar e saúde durante o transporte de animais de produção e como os profissionais são essenciais nas ações integradas de prevenção e atendimento.

“A temática de transporte é muito importante. As rodovias são como vasos sanguíneos para sistemas biológicos, pois monitoram a saúde. As oportunidades de aprendizado e de respaldo técnico nas rodovias são enormes”, enfatizou.

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.
Acesse o Relatório de Gestão de 2023 do CRMV-SP.