Estudo mostra que casais de pássaros cantam em duetos

Ouvir um pássaro cantar é algo comum na natureza. Porém, uma espécie que vive na região dos Andes vai além: os casais cantam juntos a mesma canção, cada um com a sua parte definida, como num autêntico dueto. Um estudo publicado nesta quinta-feira (3) na revista Science descreve o processo.

Os pesquisadores mediram a atividade cerebral das aves enquanto elas cantavam. Eles perceberam que os pássaros conhecem a canção inteira, não apenas a sua parte e as deixas. “A principal descoberta é que o cérebro tem uma memória. Eles sabem o que querem fazer juntos”, explica Eric Fortune, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, EUA.

A pesquisa foi feita no Equador, com participação com a Universidade Católica de Quito. O pássaro usado é o Pheugopedius euophrys, que não existe no Brasil nem tem nome em português. Seus parentes mais próximos que vivem em nosso território são a corruíra e a cambuxirra.

As fêmeas conhecem a música melhor do que os machos e até ajudam a corrigir os erros que eles cometem, o que leva os cientistas a uma hipótese. “Acreditamos que seja uma forma de testar o desempenho dos machos. Ela desafia a memória dele, quer saber que ele está pensando nela. É como uma mulher que quer que o namorado se lembre do aniversário de namoro”, diz Fortune.

De forma geral, a música é usada pelos pássaros na natureza como uma forma de defender seu território.

Essa espécie ainda não foi estudada a fundo e não se conhecem todos os seus hábitos. Não se sabe com certeza se eles são monógamos, mas é fato que eles vivem juntos por muito tempo, criam ninhos e os defendem em conjunto.

Os duetos não são necessariamente resultado de uma longa vida a dois. “Uma vez, pegamos dois que não eram um par. Dentro de uma hora, estavam cantando. Achávamos que seria muito difícil”, conta Fortune. Os pesquisadores ainda não conseguiram entender como os pássaros aprendem a canção.

Fonte: G1 (acessado em 04/11/2011)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40