EUA detectam primeiro caso de gripe A em um porco do país

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirmou ontem que detectou o primeiro caso de gripe A em um porco do país, mas enfatizou que o contágio em humanos não tem relação com o consumo de carne suína e derivados.

O porco infectado com o vírus estava exposto na feira estadual de Minnesota, onde no dia 6 de setembro foram diagnosticados quatro casos de gripe A em adolescentes, informou o departamento em comunicado.

O Secretário de Agricultura americano, Tom Vilsack, descartou que os porcos criados para consumo estejam infectados, já que os porcos de exposição, como o que possui o vírus A(H1N1), “fazem parte de ramos diferentes da indústria suína” e não costumam se misturar com os dirigidos ao mercado alimentício.

“Ninguém pode contrair esta gripe ao comer porco ou produtos derivados do porco. Comer porco é seguro”, ressaltou Vilsack.

As autoridades do Departamento de Agricultura ainda analisam amostras de três porcos da feira estadual e destacaram que os animais não demonstravam sinais de doença, tendo provavelmente contraído o vírus ao entrar em contato com um dos 1,8 milhão de visitantes do evento.

Mesmo assim, a descoberta levou o departamento a contatar os principais distribuidores do país e diversas entidades comerciais, entre elas a Organização Mundial para a Saúde Animal, para garantir que “não há base científica que justifique uma restrição do comércio dos produtos do porco”.

Sete países, entre eles a China, já suspenderam suas importações de produtos suínos americanos.

Vilsack visitará a China no final de mês e afirmou na semana passada que tentará convencer Pequim a eliminar essas restrições.

A gripe suína é comum em porcos de vários pontos do mundo e já foi detectada em países como Argentina, Canadá, Austrália, Irlanda, Noruega e Reino Unido. Os animais costumam se recuperar da doença.

Nos Estados Unidos, a indústria suína reforçou suas medidas de segurança biológica como forma de prevenção a uma possível infecção de porcos domésticos. As autoridades de saúde estão desenvolvendo uma vacina para os animais.

Fonte: G1

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40