Europa retém lote de carne bovina brasileira fora do padrão

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou nesta quinta-feira que foi notificado pela União Europeia sobre a retenção de um lote de 20 toneladas de carne bovina brasileira termoprocessada que estavam com resíduos do vermífugo ivermectina acima do limite aceito pelo bloco econômico. A carne foi exportada pela unidade do frigorífico Bertin localizada em Lins, no interior paulista.

Apesar de confirmar apenas a localização da planta, o Mapa informou que a notificação foi recebida ontem e já repassada à empresa, além de abrir um processo de investigação. No entanto, comunicou que trata-se de um episódio pontual. Segundo o Ministério, a carne retida foi produzida em junho, antes de ser implantado o plano de ação acordado entre o governo brasileiro, frigoríficos exportadores e autoridades sanitárias americanas, que também impediam a entrada de carne bovina brasileira termoprocessada, no final de maio, pelo mesmo motivo.

Segundo o órgão, diferentemente do caso americano, não foram suspensas as exportações desse tipo de carne para a Europa. No entanto, as empresas que vendem para a Europa já receberam a recomendação de adotar o mesmo plano às vendas para os Estados Unidos. O plano inclui desde a conscientização de pecuaristas fornecedores quanto ao prazo de carência entre a aplicação do vermífugo nos animais e o abate até o aumento do rigor nas análises laboratoriais feitas no produto.

O Mapa informou ainda que mantém uma norma internacional que estabelece o limite de presença do vermífugo na carne em cem partes por bilhão (ppb). Para a carne termoprocessada entrar na União Europeia, no entanto, o limite é de apenas 20ppb. A carne termoprocessada representou, em 2009, 13,5% de 1,2 milhão de toneladas de carne bovina brasileira exportada, com 163 mil toneladas.

Fonte: Zero Hora (acessado em 17/09/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40