A produção de carne que não deixa de observar o bem-estar animal será o tema central de um evento marcado para a primeira quinzena de junho, no Hotel Fonte Colina Verde, em São Pedro (SP). O Workshop Internacional de Bem-Estar dos Animais de Produção reunirá especialistas do Brasil e do exterior, de 11 a 13 de junho, para discutir legislação, produtividade, abate humanitário, estresse e outros assuntos. O evento é uma parceria entre a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e Universidade Estadual Paulista (Unesp/Grupo Etco).
O bem-estar animal é um dos temas mais discutidos nos últimos anos em todo o mundo e tem sido comumente abordado por vários ângulos. Um deles é o da produção, mais vinculado à economia. Há ainda os aspectos éticos, que se referem à relação que o homem possui com os animais criados para servirem como alimento. “Vamos abordar todas essas questões durante o workshop”, disseram os coordenadores do evento, Charli Ludtke, da WSPA, e Osmar Dalla Costa, da Embrapa Suínos e Aves.
Como exemplo dessa abordagem ampla do evento, já na abertura, na noite do dia 11 de junho, o pesquisador Ed Pajor, da Universidade de Calgary, Canadá, falará sobre “Senciência: entendendo o sentimento dos animais de produção”. Na sequência, Adroaldo Zanella, do Scottish Agricultural College, Escócia, tratará a respeito das “Perspectivas mundiais para o bem-estar animal”. Como objetivo principal, o workshop pretende fomentar as boas práticas para o bem-estar animal, na produção, no transporte e no abate de aves, bovinos e suínos.
De acordo com coordenadora da Comissão Técnica Permanente de Bem-estar Animal do MAPA, Andrea Parrilla, o evento é considerado um marco para o bem-estar animal no Brasil. “Teremos a oportunidade de discutir o assunto com profissionais renomados da área, além de destacar o avanço do Brasil com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a DG-SANCO da União Europeia e a entrada em Consulta Pública da Instrução Normativa que aprova o regulamento técnico de manejo pré-abate e abate humanitário”, destacou. Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de junho por meio eletrônico, no endereço www.workshopdebemestaranimal.com.br.
Fonte: Embrapa