Evento realizado pela SBPPC e FMVZ-USP tem apoio do Conselho

Palestrantes compartilharam experiências e discutiram o momento atual da pesquisa clínica
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O VIII Encontro de CEUAs SBPPC & XIII Fórum da Comissão de Ética no Uso de Animais da FMVZ-USP, realizado dia 05 de outubro, de forma on-line, teve como tema “A condução de ensaios clínicos para subsídios de produtos veterinários”. O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC) e pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), contou com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Participaram como palestrantes Marcos Vinicius de Santana Leandro Júnior, coordenador-geral da Coordenação-Geral de Produtos Veterinários, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (CGPV/DSA/Mapa); Kátia de Angelis, coordenadora do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Concea/MCTI); e Dra Isabela Maria Alves de Ávila, coordenadora da Coordenação de Registro e Fiscalização de Produtos de Uso Veterinário (CPV/CGPV/Mapa); além de Marcelo Bahia Labruna, coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), da FMVZ-USP.

Greyce Lousana, presidente executiva da SBPPC e presidente da Comissão de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, disse que a ideia do evento é compartilhar experiências e discutir o momento atual da pesquisa clínica e a atualização do Decreto 5.053/04, que regulamenta a fiscalização de produtos de uso veterinário e dos estabelecimentos que fabricam e comercializam, muito importante para a saúde animal.

“Felizmente, o Mapa está trabalhando cada vez mais para que tenhamos produtos seguros. Temos uma preocupação muito grande com o bem-estar do animal. Aproveito para agradecer o Conselho pelo grande apoio que nos dá”, enfatiza Greyce.

Ainda na abertura, Odemilson Donizete Mossero, presidente do CRMV-SP, falou da satisfação de acompanhar movimentos com pessoas tão empenhadas. “As coisas vão bem porque são feitas com amor, garra, dedicação e respeito aos animais. A USP é sempre uma grande líder de inovações e o Mapa um ótimo parceiro. Quero parabenizar ainda a Comissão do Conselho, que desempenha um belo papel trabalhando a ética no uso de animais de laboratório. Estamos aqui para dar apoio a todos e sempre prontos a orientar os profissionais, fiscalizar as profissões e proteger a sociedade, que também é nossa função”.

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
A imagem mostra um homem segurando um tablet. Na tela do tablet, está a capa do Guia Básico para a Condução de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP.
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.