Ex-conselheiro do CRMV-SP será homenageado pela Associação Latino-Americana de Avicultura

A Avicultura paulista é referência no Brasil e no mundo. O trabalho de integração da atividade e a sanidade das granjas, na busca pelo aprimoramento a biosseguridade do plantel fez com que o diretor do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola do Instituto Biológico (Captaa), Antônio Guilherme Machado de Castro, ex-conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), fosse eleito o “Profissional de Destaque” do Brasil, prêmio internacional oferecido pela Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA).

Castro trabalha há mais de trinta anos dedicando-se ao desenvolvimento da produção avícola, atestando a sanidade dos plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional com vistas à exportação de material genético.

Formado em medicina veterinária pela Universidade Federal da Bahia, e começou a trabalhar no Laboratório em 1981 até chegar ao reconhecimento de estar entre as 100 personalidades mais influentes da avicultura brasileira.

O diretor já publicou mais de 50 trabalhos científicos nas áreas de sanidade, nutrição e manejo avícola. Foi diretor da Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, entidade responsável pela organização dos maiores eventos técnicos da avicultura brasileira.

Também atuou como vice-presidente técnico-científico e consultor técnico da extinta União Brasileira de Avicultura (UBA). É presidente da Câmara de Sanidade e Produção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e membro da Comissão Técnica de Aves e Ovos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. “Eu me sinto honrado em ser reconhecido em meio a tantas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Avicultura nacional. Receber essa menção me motiva a trabalhar para manter a tradição do Instituto Biológico em desenvolver trabalhos e pesquisas direcionados à produção de insumos e prevenção de patologias avícolas”, disse o diretor.

Recebeu o título de “Médico Veterinário 2000″, concedido pelo CRMV-SP e pelo Sindicato Nacional da Indústria Veterinária.

“O Brasil já é o maior exportador de carne de frango do mundo e brevemente vai se tornar o maior produtor, ultrapassando a China e os Estados Unidos. E a nossa importância vai aumentar ainda mais, porque o frango será a proteína animal mais consumida no mundo até 2020, e isto traz muita responsabilidade para nós”, afirmou o pesquisador.

De acordo com o diretor, a produção de alimentos com matéria-prima de origem animal traz riscos de contaminação dos produtos, por conta dos microrganismos presentes nos animais e das condições de higiene durante o processamento. A transmissão desses microrganismos aos alimentos pode afetar severamente a saúde dos consumidores, por isso a importância do laboratório, para garantir a oferta de alimentos de origem animal aptos ao consumo, resguardando as condições higiênico-sanitárias e tecnológicas.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, congratulou o diretor por seu trabalho desempenhado à frente do laboratório. “Essa menção reconhece o esforço dos profissionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O laboratório de Descalvado é uma referência no combate a doenças e pragas que comprometem a nossa avicultura, garantindo a sanidade avícola em nosso território. Mas só chegamos a esse nível graças ao trabalho de pessoas dedicadas, como Castro. Isso é um motivo de orgulho para nós, administradores, e uma motivação a mais para atendermos à determinação do governador Geraldo Alckmin, que é fomentar o agronegócio e diminuir a distância entre o conhecimento e o produtor rural”, destacou.

A entrega da homenagem ao profissional ocorrerá no dia 10 de setembro, durante a Assembleia da ALA, no XXIV Congresso Latinoamericano de Avicultura, no dia 10 de setembro, em Guayaquil, no Equador.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed