Excesso de CO2 provoca falta de lateralização em peixes

Peixes crescidos em laboratório, em água enriquecida com CO2 em proporções semelhantes às quantidades previstas para dentro de algumas décadas, perderam todas as faculdades de lateralização. Eles não conseguiam distinguir a direita da esquerda.

Em condições normais, esses animais são geralmente ‘inteligentes’ e capazes de se dirigirem para o mesmo lado para fugir de um predador ou para se deslocarem. A equipe de Philip Munday, líder do estudo, mostrou que o CO2 afeta o comportamento auditivo e os níveis de atividade de peixes de recife larvais, aumentando o risco de serem apanhados por predadores.

Contudo, os mecanismos que estão na base dessas modificações ainda são desconhecidos. A lateralização comportamental é uma expressão de assimetrias cerebrais funcionais, o que leva à hipótese de que o CO2 afeta a função cerebral.

Os pesquisadores realizaram testes em um labirinto que mostrou que os peixes que habitam águas com grandes concentrações de dióxido de carbono se deslocam de forma aleatória, sem ter orientação. Os investigadores querem saber se os sentidos dos seres humanos também sofrem essa alteração em condições semelhantes e vão continuar os estudos com os peixes para descobrir que outros sintomas podem apresentar.

Fonte: Ciência Hoje (acessado em 24/08/2011)

Relacionadas

MATERIA
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.
Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br