Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), depois do fraco desempenho em julho, quando foram embarcados somente 16 mil cabeças de bovinos vivos, o menor resultado desde 2007, os embarques brasileiros voltaram a crescer em agosto.
No último mês, o Brasil exportou 32,4 mil cabeças, um crescimento de 102% frente aos números de julho. O faturamento foi de US$ 37,8 milhões. O número de animais exportados é o segundo maior do ano e só perde para o resultado de fevereiro, quando foram comercializadas 46 mil cabeças.
Apesar do crescimento, o volume embarcado é 41% menor do que o registrado em igual período do ano passado. A receita foi 36% menor.
No ano, o Brasil já exportou 238,6 mil cabeças de bovinos vivos, totalizando US$ 255,8 milhões. Desse total, 97% dos animais foram exportados pelo Pará, e o restante pelo Rio Grande do Sul. A Venezuela segue como maior importador, com 77% dos animais embarcados.
Fonte: FatimaNews (acessado em 09/09/2011)