FAO sugere multa para desencorajar práticas agrícolas poluentes

Os governos devem usar multas e subsídios financeiros para desencorajar práticas agrícolas com pesada emissão de carbono, disse o assistente do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Alexander Müller, em uma conferência.

Müller informou que os parlamentares precisam criar um sistema global para tornar a agricultura mais amigável ao meio ambiente, bem como mais produtiva. “Não haverá economia verde sem agricultura verde. Já há divergências entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. A principal questão é estabelecer a estrutura correta”, afirmou ele.

A agricultura é um dos setores que mais poluem no mundo e responde por cerca de 30% das emissões de gases do efeito estufa. Fora isso, a população global deve crescer para mais de nove bilhões até 2050, exigindo um aumento de 70% na produção de alimentos. Com mais pessoas consumindo produtos de agricultura intensiva, como a carne, tal impacto deve aumentar.

Em um novo relatório divulgado em conjunto com a Organização para Desenvolvimento e Cooperação Econômica, a FAO recomendou que os impostos poderiam ser usados como um modo de impor “o princípio de responsabilidade conceito em que o produtor deve arcar com os custos da poluição por meio de cobranças e regulamentos” na produção de alimentos, como é o caso de outras indústrias que também emitem muito carbono. As informações são da Dow Jones.

Fonte: G1 (acessado em 06/09/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40