Fazenda em Itapetininga, SP, lucra com hotel para ovelhas

Um criador de ovelhas de Itapetininga, interior de São Paulo, aposta nas parcerias para produzir mais carne. A propriedade funciona como uma espécie de hotel de ovinos para a engorda e reprodução. As ovelhas prenhas ficam confinadas e recebem tratamento especial até a amamentação. A experiência está dando certo.

A fazenda tem aproximadamente 800 animais. Quinhentas matrizes são de criadores da região, chamados de parceiros. Os criadores pagam para deixar os animais na propriedade para reprodução e engorda dos cordeiros.

Segundo o dono da fazenda, Donizete Carlos Dias, a expectativa é triplicar a produção em 2012. A estrutura está montada para acomodar quatro mil cabeças. Nessa fazenda de Itapetininga, são vendidas 3,5 toneladas de carne de cordeiro por mês. Os cuidados com os animais são constantes.

Para cada parceiro saber qual é o seu animal, a fazenda desenvolveu uma braçadeira eletrônica, semelhante a um colar, que fica no pescoço da ovelha. Nela há um chip, que armazena informações como alimentação e medicamentos usados no dia-dia.

Donizete explica que foi desenvolvido um software que permite ao dono acompanhar o dia-dia do animal via internet.

Segundo a Associação Paulista de Criadores de Ovinos, o Estado de São Paulo tem hoje entre 700 e 800 mil cabeças. As regiões de Bauru e São José do Rio Preto são referências na criação.

Fonte: Globo Rural (acessado em 13/12/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br