Federação populariza criação de aves de origem estrangeira no Brasil

Uma atividade socialmente responsável. É assim que a Federação Ornitológica do Brasil (FOB) promove a criação de aves no País. Com mais de meio século de existência, a entidade é referência nacional na criação de espécies estrangeiras domésticas e exóticas.

A FOB reúne cerca de quatro mil criadores de aves, que têm na atividade um hobby. A federação incentiva e orienta a criação das aves em condições adequadas para a reprodução, bem-estar e preservação dos animais. Os cruzamentos resultam muitas vezes em aves raras e belíssimas.

A criação de aves estrangeiras, permitida pelas leis nacionais, também é uma forma de desestimular o comércio e tráfico de aves silvestres originárias da fauna brasileira, cuja criação é proibida no Brasil.

A atividade de criar aves é importante para o País porque movimenta a economia. “Muitas indústrias existem por trás desse passatempo, como fabricantes de ração, indústria farmacêutica, fabricantes de gaiolas, dentre outras”, afirma o vice-presidente da FOB, Guido Nardi.

A FOB promove palestras de conscientização de criadores, realizadas por veterinários especialistas, cursos de conhecimento prático sobre anilhamento, tratamento e preparação das aves, e disponibiliza vídeos sobre o assunto. Além disso, publica a revista técnica Brasil Ornitológico, distribuída trimestralmente a todos os criadores associados.

Anualmente, a federação promove o Campeonato Brasileiro de Ornitologia, que neste ano será realizado de 16 a 23 de abril (1ª etapa) e de 30 de junho a 9 de julho (2ª etapa). O evento reúne brasileiros das mais variadas tradições culturais unidos pela paixão comum às aves. Durante o evento, as aves são julgadas pela cor, forma, apresentação e postura.

O evento, aberto ao público, é realizado no Centro de Eventos da FOB, em Itatiba (a 75 km de São Paulo). Com mais de sete mil m², o espaço é o maior do mundo destinado à exposição e julgamento de aves.

Fonte: Portal Fator Brasil (acessado em 22/03/2011)

Relacionadas

Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40