O fungo mais comumente envolvido na ocorrência de meningites é o Cryptococcus neoformans encontrado em fezes de pássaros, especialmente de pombos. A médica infectologista Irene Rocha Haber, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e docente da Faculdade de Ciências Médicas da mesma instituição, soluciona algumas dúvidas quanto a meningite por fungos.
O que é meningite causada por fungos?
As meninges são membranas que revestem e protegem o nosso sistema nervoso central, formado pela medula espinhal, tronco encefálico e encéfalo. Existem vários agentes que podem causar inflamação das meninges. Os mais comuns são os agentes infecciosos, entre eles os fungos, de ocorrência menos frequente.
Como ocorre a infecção?
O fungo mais comumente envolvido com meningites é o Cryptococcus neoformans. Esse fungo é encontrado em fezes de pássaros, especialmente de pombos, mas também pode estar presente na natureza, em frutas, vegetais e no solo. Normalmente, a pessoa que desenvolve essa infecção é imunossuprimida (não tem boa resposta de defesa no organismo), como pacientes com AIDS, portadores de doença renal crônica, câncer, lúpus e diabetes. O fungo é inalado e, como a resposta de defesa é frágil, ele pode ir para o sistema nervoso central e causar inflamação das meninges.
Como evitar?
Lavar bem os alimentos antes de ingeri-los e lavar bem as mãos após contato com solo e animais. Não há vacinas ou medicamentos indicados para prevenção.
Quais os sintomas dessa doença?
Os sintomas podem ser de leves a severos e, normalmente, seu início é insidioso, progredindo mais lentamente (dias a semanas). Dores de cabeça, febre, irritabilidade, em alguns casos, mudança de comportamento, lentidão e até confusão mental.
Quais os testes existentes que comprovam se a pessoa está com a doença?
Na suspeita da doença, é necessário fazer uma punção do liquor (líquido que banha a coluna e, portanto, o sistema nervoso central). A análise desse líquido fornece dados que comprovam a inflamação das meninges e seu agente causal.
Ela é decorrente de alguma doença autoimune?
Não há decorrência direta de doença autoimune, mas geralmente está relacionada à falha na resposta de defesa do indivíduo, apesar de pessoas que não têm falha na defesa também poderem ter essa meningite, por conta do contato frequente com pássaros e seus ninhos.
É uma doença contagiosa?
Não há transmissão entre pessoas.
Fonte: Jornal de Uberaba (acessado em 12/07/2011)