Fiscais do CRMV-SP vistoriam castramóvel em Ribeirão Preto

Os médicos veterinários fiscais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Paola Fernanda Junqueira Baroza e João Paulo Fernandes Buosi, realizaram na terça-feira (21/07), a 1ª vistoria no Castramóvel, que será doado para a Prefeitura pela empresa Nestlé. O secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Júnior e a coordenadora da Coordenadoria de Bem Estar Animal, Stéfania Dalas, acompanharam a ação.

Os fiscais emitirão um laudo, que será anexado a toda documentação já apresentada e, encaminhado para o Conselho Regional de Medicina Veterinária em São Paulo, onde será avaliado mais uma vez pela assessoria técnica do órgão, que concederá a licença para uso. Para que a doação do veículo se efetive e a Prefeitura possa realizar as cirurgias de esterilização em cães e gatos no município, é necessário que o CRMV-SP emita primeiro a autorização.

O veículo, um trailer de dois eixos, com aproximadamente nove metros de comprimento, conta com sala de tricotomia, salas de cirurgias, atendendo todas as normas técnicas para a castração e vacinação dos animais, além da realização de eventos para a conscientização e orientação sobre o tema.

Só no ano passado, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses, realizou cerca de 1.500 castrações, a ONG CãoPaixão, 900 e outras 2514 foram feitas com recursos destinados pelo deputado Ricardo Tripoli. Desde 2011, a atual administração castrou 9.893 animais. Desse total 6.756 foram feitas pela Divisão de Controle de Zoonoses, outras 2.887 em parceria com as ONGs (AVA e CãoPaixão) e universidades Barão de Mauá e Moura Lacerda e 250 em mutirões de remoções de favelas.

Este ano foi feita uma remodelação e criada a Coordenadoria de Bem Estar Animal, ligada à Secretaria da Casa Civil, que tem a finalidade de realizar trabalho educativo junto à sociedade civil para conscientização do bem estar animal, atendendo aos cinco princípios básicos de liberdade, além de promover e conscientizar a sociedade sobre guarda responsável.

Fonte: Texto adaptado da Prefeitura de Ribeirão Preto

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed