Fiscais encontram 30 cobras e lagartos em bagagem no aeroporto de Guarulhos

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), apreendeu, no terminal de desembarque internacional do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, trinta répteis, sendo 18 cobras e 12 lagartos.

A apreensão foi feita durante fiscalização de bagagem no voo Air Europa UX57, vindo de Portugal.

De acordo com auditores fiscais que atenderam a ocorrência, no raio-x foi detectada a presença de produtos orgânicos em duas malas que foram encaminhadas à bancada do Vigiagro para verificação.

O passageiro responsável não havia comunicado o conteúdo de suas bagagens e declarou que não sabia o que continham. Os répteis foram transportados em condições precárias e envoltos em peças de meias femininas, dentro de bolsos nas roupas e em calçados.

Como o passageiro não possuía documentação oficial (nacional ou estrangeira) dos animais, nem autorização de importação ou certificação veterinária internacional, foi autuado em flagrante contrabando de espécies, inclusive violando das normas de bem-estar animal. Por essa razão, foram acionados o Ibama e a Polícia Federal.

O passageiro foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal para apuração dos crimes e os animais para o Instituto Butantan, como parte dos procedimentos para indiciá-lo criminalmente.

Fonte: jornal Metro

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik