O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está promovendo treinamento em bem-estar animal para os fiscais federais de todos os Estados brasileiros. O curso começou ontem e tem como objetivo capacitar os membros da Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal (CTBEA). Os palestrantes são representantes da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), do Grupo ETCO, da Embrapa Aves e Suínos e do Mapa.
Até sexta-feira (9/12), serão apresentados os tópicos relacionados à indústria, campo e transporte. O curso pretende reunir as demandas para harmonizar o tratamento do tema em todas as federações brasileiras. Assuntos como “O bem-estar animal e suas relações com a sociedade contemporânea”, “Diferenças entre bem-estar animal, proteção animal e direito dos animais” e “Aspectos fundamentais na avaliação do bem-estar de aves, bovinos e suínos” serão abordados no treinamento. Os organizadores pretendem descentralizar as ações e tornar o trabalho mais eficiente nos Estados.
Seminários
Durante o ano todo, o Ministério da Agricultura, em parceria com a WSPA, realiza capacitações em bem-estar animal e abate humanitário em diferentes Estados brasileiros. Os treinamentos fazem parte do Programa Nacional Abate Humanitário (Steps) e buscam capacitar docentes, profissionais de medicina veterinária, de zootecnia, do setor produtivo, fiscais federais e de áreas relacionadas. O principal objetivo desses cursos é inserir o tema no cotidiano e envolver os profissionais para que sejam multiplicadores de boas práticas para o bem-estar animal.
Fonte: Ministério da Agricultura (acessado em 06/12/2011)