A Vigilância Sanitária de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, vai intensificar a fiscalização em açougues, restaurantes e churrascarias. Batizada de “Operação Fim-de-Ano”, a ação tem por objetivo verificar a procedência dos produtos de origem animal e condições de armazenamento e higiene das instalações instaladas no município.
Segundo a coordenadora da Vigilância, Danielle Dantas, o comércio de carne de ovinos, suínos e bovinos abatidos clandestinamente aumenta consideravelmente nesta época de ano. Os consumos de produtos de origem animais sem inspeção fiscal podem causar problemas graves à saúde.
A orientação para os consumidores é de que se adquira apenas produtos que tenham rotulagem do Serviço de Inspeção Oficial como SIM, SISP ou SIF. “Outra dica é que se o consumidor for adquirir produtos que necessitem de refrigeração, deve sempre fazê-lo no final das compras, a fim de garantir a qualidade e segurança dos mesmos”, diz Danielle.
Ao preparar alimentos em casa, a Vigilância Sanitária orienta que os consumidores separem bem alimentos crus dos cozidos e não deixem alimentos preparados por mais de duas horas em temperatura ambiente.
Fonte: G1 (acessado em 16/12/2011)