Fiscalização visando o registro é intensificada nos pet shops de Sorocaba

O CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) ampliou a fiscalização em Sorocaba. O resultado foi o registro de 36 estabelecimentos de janeiro a março desde ano, 18 vezes mais do que no mesmo período em 2009.

Apesar do notável surgimento de novas clínicas e pet shops, na prática isso não indica que há mais estabelecimentos em Sorocaba. Muitos dos estabelecimentos registrados neste primeiro trimestre já funcionam há alguns anos.

“Quem tem animal de estimação deve levá-lo em local fiscalizado pelo CRMV. É a garantia de que ali há bom profissional”, explica o delegado regional do conselho, Francisco Thomazella. A delegacia em Sorocaba abrange 67 municípios.

Na cidade há 235 estabelecimentos registrados no CRMV. A estimativa do delegado é que haja cerca de 120 estabelecimentos funcionando irregularmente. “É difícil fazer este cálculo porque a cada dia surgem novos”, completa.

Certificação

Quem está certificado pelo CRMV é obrigado a ter um veterinário trabalhando como responsável técnico. No caso dos pet shops, isso oferece segurança ao animal, caso haja algum acidente. A fiscalização do órgão também contempla o correto armazenamento de rações e medicamentos veterinários.

Há cinco anos, os empresários Tiago Elias Rachid e sua esposa Roberta Alessandra possuem um estabelecimento que oferece banho e tosa, loja e hotelzinho para animais. No início de março ele foi registrado no órgão.

“Há lojas que abrem banho e tosa e parte de estética na garagem. É injusto com a gente que paga os impostos”, diz Tiago. “Espero e vou cobrar que haja fiscalização em todos os lugares”, completa.

O cadastro no CRMV é obrigatório. A falta dele significa que o estabelecimento está funcionando irregularmente e pode ser multado a qualquer momento.

Fiscalização no Interior

Mais registros

Em 2009, somente uma clínica veterinária e uma indústria na área de rações e suplementos veterinários de Sorocaba haviam solicitado o registro no CRMV-SP. Em 2010, até agora, foram 20 pet shops, seis consultórios, quatro clínicas, quatro casas agropecuárias, uma indústria na área de rações e suplementos veterinários e um comércio atacadista de produtos veterinários

Fiscalização

Desde outubro de 2009, foram convocados nove médicos veterinários para exercer uma fiscalização intensiva em estabelecimentos veterinários nas regiões das cidades-sede de Delegacias Regionais do CRMV-SP, incluindo Sorocaba

Credenciados

A consulta para saber se uma clínica, pet shop ou fábrica de ração está regularizada no CRMV pode ser feita pelo telefone (15) 3224-2197 ou www.crmvsp.org.br. O procedimento é o mesmo para o consumidor que deseje denunciar estabelecimentos clandestinos.

Fonte: Jornal Bom Dia Sorocaba (acessado em 12/04/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40