FMVZ-UNESP Botucatu cria disciplina de Planejamento de Saúde Pública Veterinária aplicada ao SUS/NASF

No âmbito da atuação veterinária no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e da nova ordem mundial de atuação denominada “Uma Única Saúde, a FMVZ-UNESP Botucatu criou disciplina de Planejamento de Saúde Pública Veterinária aplicada ao SUS/NASF.

Por estar no centro da relação animal-homem, a profissão de médico veterinário permite ter um conceito e visão mais amplos de saúde. Ela é, assim, uma profissão de associação direta com a biologia, agricultura, meio ambiente, medicina humana, justiça, dentre outras.

A profissão de médico veterinário habilita-o a atuar como administradores da saúde coletiva, a ter capacidade para exercer atividades de gestores da saúde, e, ainda, competência para as tomadas de decisões, no âmbito de todos os setores envolvidos, quer local, regional ou nacional. Incluindo importantes participações, não só sociais, como econômicas e políticas.

Planejar ações de saúde vai ao encontro do apelo feito reiteradas vezes pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para seus países membros, quanto à necessidade de participação do médico veterinário no planejamento, coordenação e administração de programas de saúde. O que foi, em 2011, corroborada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE – ligado à OMS), ao recomendar, entre outras, a inclusão de práticas de administração e gestão nos currículos de medicina veterinária e que médicos veterinários participem das atividades multiprofissionais denominadas “Uma Única Saúde”, tendo como meta a saúde do homem.

Em evento realizado no Brasil, em 2013, a OIE instituiu o conceito Day1, aquele que define que os recém-formados já no primeiro dia pós-conclusão da graduação apresentem, além de conhecimentos competentes, atitude, aptidão, capacidade de comunicação, habilidades para promoção da saúde animal e saúde pública veterinária por meio de programas de controle de enfermidades populacionais.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) têm, por sua vez, uma constituição multiprofissional incluindo médicos veterinários que devem atuar de maneira integrada a outros profissionais da Equipe da Saúde da Família e da Equipe de Atenção Básica à Saúde. Cabe a estes profissionais elaborarem projetos de saúde pública veterinária com reflexo, por consequência, na proteção e manutenção da saúde do homem.

A experiência acumulada pela Disciplina de Planejamento de Saúde Animal e Saúde Pública, do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública, da FMVZ-UNESP Botucatu, ao longo de mais de 30 anos em atividades extensionistas, possibilitou que fossem elaborados modelos de planejamentos de saúde próprios com roteiros de ações e apropriados, métodos determinados e objetivos definidos, e com efetivo controle e domínio desses procedimentos. Sendo o modelo de ensino e aprendizagem da operacionalização do sistema ministrado na presente disciplina que contará com atividades práticas realizadas diretamente na Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu no campo da saúde pública veterinária, qualificando, assim, melhor nossos acadêmicos para poderem estar mais bem preparados para atuação nesta nova e importante oportunidade profissional da medicina veterinária. Os docentes Prof. Ass. Dr. Cassiano Victória ficará como responsável, e o Prof. Titular José Rafael Modolo será o corresponsável.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40