Nos dias 24 e 25 de maio, das 8h30 às 17h, em frente à Unidade de Saúde da Família do Jardim Santa Elisa, acontece a Campanha de Vacinação contra Cinomose, promovida pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu.
A campanha é direcionada exclusivamente para cães do Jardim Santa Elisa. Os animais vacinados deverão tomar uma segunda dose em junho e receber uma vermifugação em agosto. Embora a campanha seja contra a cinomose, a vacina fornecida pela Biovet protege os animais contra leptospirose canina, parvovirose canina, coranavirose, parainfluenza canina, laringotraqueíte infecciosa e hepatite infecciosa canina.
Além de vacinar os animais, a campanha tem o objetivo de esclarecer os proprietários sobre a necessidade de vacinação e da severidade da doença visando com isto uma redução gradual dos casos. A partir do dia 12 de maio, estudantes da FMVZ/Unesp vão ministrar palestras e distribuir folhetos explicativos sobre a cinomose e outras doenças dos cães, na Unidade de Saúde da Família do Jardim Santa Elisa.
A iniciativa tem a parceria da empresa Biovet que forneceu as vacinas, material de colheita de sangue dos animais e material de divulgação. Em contrapartida a UNESP vai fornecer à empresa o resultado dos anticorpos desenvolvidos pelos animais após a vacinação. “Isso é importante para que eles possam avaliar a real eficácia do seu produto. É uma oportunidade para a avaliação da resposta da vacina em campo, em uma população animal com diferentes hábitos”. Todos os cães vacinados passarão por um exame clínico e os proprietários deverão responder a um questionário sobre os animais.