Brasília recebeu na semana passada o II Encontro das Comissões de Ensino da Zootecnia do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais. O evento, organizado pela Comissão Nacional de Ensino da Zootecnia (CNEZ) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), permitiu o alinhamento de objetivos e união de esforços para que se conclua, no próximo ano, a Sinopse Estatística dos Cursos de Graduação em Zootecnia no Brasil. Quinze Estados enviaram representantes ao encontro.
De acordo com a Comissão Nacional, a Sinopse importância para atualização das informações e para traçar o perfil do ensino contemporâneo dessa ciência. Em 1992 e 2002, foram realizados pelo CFMV dois trabalhos com o mesmo objetivo. Atualmente, a Zootecnia conta com aproximadamente 98 instituições de ensino no Brasil e, até o momento, 63 escolas enviaram os formulários preenchidos para ajudar na construção do documento.
Segundo o presidente da CNEZ, Bruno de Souza Mariano, o evento atingiu os objetivos propostos. “Foram apresentadas várias idéias e sugestões para a melhoria dos cursos. Também foram debatidos e definidos outros pontos importantes do II Seminário Nacional de Ensino da Zootecnia, que provavelmente será realizado em maio de 2012, em Curitiba, durante o Zootec”, afirma o presidente.
“O fórum é uma ótima oportunidade para troca de experiências e novas idéias. Aqui você sai um pouco do seu estado e se depara com a realidade de outros lugares. O resultado foi muito gratificante”, disse o vice-presidente do CRMV-GO e participante do encontro, Elis Aparecido Bento.
Para a presidente da Comissão Estadual de Ensino da Zootecnia do Paraná, Verônica Oliveira Viana, as discussões foram ricas e o resultado final da Sinopse vai poder contribuir muito para melhoria do ensino da área. “O mercado cresceu. Temos que nos adaptar”, disse ela.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV