Leite, carnes avícolas (essencialmente a de frango), carne bovina e suína, gorduras animais e ovos respondem por 98% do consumo diário de proteínas de origem animal dos brasileiros. Os outros 2% provêm de alimentos como o queijo, mel e das carnes ovina, caprina e de outros animais.
Os dados são da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e revelam que a carne de frango fica atrás apenas do leite, com mais de um quinto do abastecimento total.
Já os ovos surgem na sexta posição e com apenas 4% do total. Isso, feita uma correlação entre carne de frango e ovos, tem uma equivalência de 1:5,8 (1 k/cal de ovos para 5,8 k/cal de carne de frango), enquanto países como o México apresentam uma equivalência de 1:1,7 e países asiáticos (China e Japão, por exemplo), têm resultado inverso – 1:0,7, ou seja, para cada k/cal de ovos, apenas 0,7 k/cal de carne de aves.
No total, cada brasileiro consome em média, diariamente, 657,8 k/cal de proteínas de origem animal, valor 50% maior que a média mundial (434,6 k/cal).
Fonte: Avisite (acessado em 11/12/09)