A crise global provocou uma queda de 3,5% na produção da indústria pecuária no primeiro semestre deste ano. Embora tenha sido bem menor do que a queda da indústria geral no período, de 13,4%, foi a segunda mais intensa para a indústria pecuária em 12 anos, e muito próxima ao pior resultado, ocorrido no primeiro semestre do ano passado, quando caiu 3,6%.
É o que mostra levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito a pedido da Agência Estado. De acordo com o estudo, a produção da indústria pecuária acumula queda de 2,7% nos últimos 12 meses até junho, a mais forte em cinco anos. Exportadores e frigoríficos já classificam 2009 como “o ano perdido” para o setor. É possível que a pecuária só volte a mostrar desempenho equivalente aos de seus melhores anos somente em 2011.
Para especialistas, o setor já vinha passando por ajustes antes do acirramento da crise financeira, em setembro de 2008. O gerente do Departamento de Pecuária do IBGE, o engenheiro agrônomo Otávio Costa Oliveira, lembra que em 2003 e 2004 houve um grande abate no número de matrizes, o que provocou, nos anos seguintes, redução no rebanho brasileiro.
Fonte: Agrolink, acesso em 14/08/2009