Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro (SP) dá dicas para combater os caramujos africanos

Com o período de chuvas, aumenta a proliferação de caramujos africanos. Por isso, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro reforça a orientação à comunidade sobre os procedimentos para se evitar problemas com esses moluscos.

Os caramujos em geral gostam de locais úmidos e sombreados, cantos de muros, paredes com pouca luminosidade, lugares com acúmulo de galhos, restos de folhas e madeiras, entre outros. Restos de construção, entulhos e, em especial, tijolos furados são outros locais preferidos pelos animais.

A Fundação Municipal de Saúde explica que venenos não são apropriados para controlar os caramujos africanos, já que caracóis e lesmas, em geral, são muito resistentes a esse tipo de produto. Os pesticidas disponíveis um pouco mais eficientes, como os metaldeídos, apresentam elevada toxidade e são perigosos para seres humanos e animais domésticos. A utilização desse tipo de produto não é o método de controle atual mais indicado para esses moluscos.

O controle é feito pelo recolhimento e destruição do caramujo africano. Ele jamais deve ser colocado vivo no lixo. As pessoas também não devem colocar sal sobre os caramujos, para não contaminar o solo e o lençol freático.

As visitas dos agentes de saúde podem ser solicitadas ao Centro de Controle de Zoonoses, pelos telefones (19) 3627 0309 ou 156.

Fonte: JC Rio Claro (acessado em 14/01/11)

Relacionadas

tamar
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
Cão labrador da cor marrom está deitado e com a língua de fora. Sobre uma de suas patas um gato de pelos longos e alaranjados está recostado.
twiter

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40