Gado de elite exige manejo diferenciado

O gado de elite é fruto de melhoramento genético. Contudo, para ser um grande campeão, o animal recebe tratamento especializado com manejo diferenciado, que vai desde o nascimento até a idade adulta e engloba alimentação, acomodação e acompanhamento veterinário.

Segundo especialistas, chegar ao que os criadores consideram gado de elite não é fácil. De cada cem bezerros escolhidos após o nascimento, apenas dez se destacam para brilhar nas pistas de julgamento.

O zootecnista da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) José Ferreira Pankowski explica que o primeiro e mais importante investimento do pecuarista que pretende se dedicar à criação de gado de elite deve ser a contratação de uma assessoria técnica especializada. Segundo ele, o valor gasto é considerável e quem não souber por onde começar e quais são seus objetivos pode ter grandes prejuízos.

O especialista afirma que ter uma assistência técnica é fundamental, pois o trabalho com animais de elite exige muita experiência dos criadores. Antes mesmo do nascimento, os criadores já fazem um planejamento, escolhendo os melhores reprodutores com sêmen disponível no mercado, além de fêmeas com alto padrão de qualidade, aplicando um rigoroso processo de seleção, sanidade e manejo.

Logo que os animais nascem, os criadores já observam quais apresentam uma genética diferenciada e podem ser grandes campeões. Os selecionados são retirados para as baias entre 45 e 60 dias de idade. Lá começa um verdadeiro “tratamento real”. Porém, nem todos alcançam os resultados esperados.

Os animais de elite recebem de dois a oito tratos por dia. A alimentação é balanceada, pois é necessário que eles ganhem peso mais rápido e adquiram uma musculatura diferenciada. O gado selecionado fica em locais confortáveis e toma banhos regulares.

Quando se tornam adultos, os animais já começam ir para as pistas, onde ficam até os 36 meses de idade. Nesse período começam as viagens pelo País. São pelo menos três por ano para participarem do ranking nacional. Os animais são transportados em caminhões adaptados, o que evita estresse nas viagens. O tratamento de um animal de elite pode custar até R$ 500 mensalmente.

Fonte: Agrolink (acessado em 11/03/11)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40