Uma das mais importantes exposições agropecuárias para o gado nelore, a Exposição Internacional do Nelore (Expoinel) Paulista terá início nesta quarta na Grand Expo Bauru. Para participar dos julgamentos, que seguem até o dia 15, belos exemplares da raça já pode ser apreciados no Recinto Mello Moraes.
Hoje os últimos animais devem chegar à feira. Entre eles, os bovinos da raça guzerá, que serão julgados nos dias 12 e 13. Durante a realização da Expoinel, cerca de 750 animais da raça nelore participarão dos julgamentos e conquistarão importantes pontos para o ranking nacional.
“Quanto maior é a exposição em quantidade de animais participantes, maior é o índice que se acumula para o ranking. O valor do animal no mercado também está atrelado à pontuação que ele obtém. Por isso, a Expoinel é importantíssima para os criadores”, diz o gerente técnico da Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), Carlos Pavan.
Segundo o presidente da APCN, Evaldo Ribeiro, a exposição é também essencial para os pequenos criadores. “Essa é uma vitrine importante para eles. A presença na Expoinel é obrigatória para os neloristas que planejam pontuar seus animais no ranking da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)”, ressalta.
Para profissionais, animais são filhos
A dedicação dos profissionais com os animais é quase exclusiva. A maioria é obrigada a deixar a família em casa para cuidar de seus “filhos adotivos”. Assim é o trabalho dos tratadores de gados e cavalos que viajam pelas feiras agropecuárias realizadas por todo o Brasil. Para muitos deles, o ponto de parada até o próximo dia 15 é a Grand Expo Bauru.
Tratador há mais de 20 anos, Marcelo Paris é um desses trabalhadores, fundamentais para o sucesso de qualquer exposição. Vindo da Fazenda Porto Seguro, em Nova Granada, ele deixou seus dois pequenos em casa para acompanhar os 40 “filhos-nelores”, que participarão da Expoinel. “A gente sente falta. Eu, por exemplo, passei o Dia dos Pais longe da família, mas esses animais são tudo para mim. É o que eu amo fazer e de onde tiro meu sustento”, conta.
De acordo com Marcelo, uma das poucas diferenças de cuidado entre os animais e os filhos é que entre os primeiros há os “queridinhos”. “Os que conquistam mais prêmios acabam tornando-se nossos xodós e sendo mais paparicados”, assume.
“É como se fosse um filho mesmo. Temos que nos preocupar ao máximo com dezenas de coisas, como alimentação e saúde”, completa Cícero Silva, dedicado ao paint horse também há mais de 20 anos.
A premiação dos animais é, aliás, o que traz mais alegria aos tratadores. “Quando eles são premiados, nos sentimos realizados. É gostoso observar também as pessoas admiradas com a beleza dos animais”, conta.
Em reconhecimento da importância desses trabalhadores, a Grand Expo, por mais um ano, dará prêmios aos tratadores. Um deles será o sorteio de cinco motos. Cada animal inscrito na exposição receberá um cupom para que seus tratadores participem do sorteio.
Durante o julgamento dos campeonatos, também será oferecida uma premiação extra de R$ 50,00 aos tratadores que acompanharem os 12 animais classificados em pista.
Fonte: Jornal da Cidade de Bauru (acessado em 10/08/10)