Gêmeos de cágado nascem no Rio Grande do Norte

Um fenômeno pouco comum na natureza, o nascimento de gêmeos entre répteis, mobilizou os veterinários de um aquário no Rio Grande do Norte. Os filhotes de cágado nasceram unidos pelo mesmo cordão umbilical.

Com poucas horas de vida eles foram preparados para a primeira cirurgia. “Eu achei os ovos. Eles estavam na quarentena. A gente não sabia se eles estavam bem ou se já estavam mortos. Então, por curiosidade, fui procurar para ver como era dentro e, quando quebrei, vi que estavam se mexendo”, conta Arthur Moura, estudante de veterinária.

Os cágados nasceram em cativeiro de um só ovo e unidos por um cordão, responsável pela alimentação e pela limitação dos movimentos dos recém-nascidos.

“Prejudicando a movimentação, ações básicas também são prejudicadas, principalmente a alimentação. Com a alimentação deficiente, eles podem vir a óbito. Podem não crescer da maneira adequada”, explica Nailson Carvalho, veterinário.

A cirurgia foi simples. Com a ajuda de uma pinça, o cordão foi cortado e foi feita uma sutura nos dois animais. O procedimento vai ajudá-los a crescer saudáveis.

Terminada a cirurgia, os dois cágados permanecerão em quarentena no cativeiro. Depois disso, será feita uma solicitação ao Ibama para que eles possam ser devolvidos à natureza. A liberdade conquistada pelos animais logo depois da separação alegrou a todos.

Fonte: Globo Rural (acessado em 15/01/10)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40