Governador de São Paulo admite rever política fiscal para indústria da carne

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, admitiu na terça, dia 11, que o Estado está revendo a política fiscal para indústria da carne. Ele falou sobre a proposta feita pelo Estado para os frigoríficos em um encontro com empresários. Empresas do setor vem ameaçando fechar unidades por causa da questão tributária.

Geraldo Alckmin se mostrou otimista em relação às negociações com os frigoríficos. Durante o encontro na capital paulista, ele comentou a proposta de alterar a forma de cobrança do ICMS do setor. Atualmente o Estado devolve 3% de crédito do imposto estadual. A proposta do governo é aumentar para 4% a partir de agora e 6% para transações passadas.

Para os frigoríficos, uma solução é importante. O setor reclama da chamada guerra fiscal entre os Estados. Em São Paulo, a JBS anunciou o fechamento da unidade no município de Presidente Epitácio, há pouco mais de um mês. O presidente do conselho administrativo da empresa, José Batista Júnior, admitiu até a reabertura da unidade no município de Presidente Epitácio caso a questão tributária seja resolvida.

A JBS reivindica a devolução de créditos do ICMS de 7% sobre os produtos vindos de outros Estados. Mas a empresa se diz aberta a negociar.

O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), que também é sindicalista, participou de algumas reuniões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), representantes de frigoríficos e autoridades do Estado. Segundo ele, a tentativa é de um acordo para reabrir a unidade do JBS e evitar novas demissões no setor, já que outros frigoríficos ameaçam deixar o Estado de São Paulo.

O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, evita utilizar a expressão guerra fiscal. Afirma apenas que a diferença de cobranças é uma questão de competitividade.

Fonte: Canal Rural (acessado em 13/10/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br