Governador visita pela primeira vez a sede do CRMV-SP

Geraldo Alckmin fez história ao ser o primeiro governador a visitar a sede do CRMV-SP nas quase cinco décadas de criação do Conselho. Filho do médico veterinário Geraldo José Rodrigues Alckmin, patrono da cadeira 22 da Academia Paulista de Medicina Veterinária (ApamVet), o governador participou hoje (22/09) do lançamento do livro “Virtuosa Missão, A História da Medicina Veterinária no Estado de São Paulo e as Suas Contribuições para o Desenvolvimento da Criação de Animais no Brasil” e da outorga da Comenda do Mérito Veterinário, da qual foi o homenageado de honra.

“Gostaria de agradecer e confessar que meu coração se encheu de alegria. Meu pai foi médico-veterinário e minha vida sempre teve a Medicina Veterinária muito presente. Mas não agradeço apenas como um filho que mata as saudades de um homem culto e simples, mas também por ter a oportunidade de ressaltar a importância do médico-veterinário em diversas áreas importantes para a economia do Estado e do País”, ressaltou o governador.

Durante a visita, Alckmin recebeu das mãos do presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga, uma proposta de revisão e atualização do Decreto Estadual 40.400/95, que regulamenta as exigências mínimas para as instalações de estabelecimentos médico-veterinários.

“Este é um dia histórico para nós. Pela primeira vez, temos a honra de ter aqui no CRMV-SP o governador do Estado, cujo pai era médico-veterinário. A presença dele abrilhanta ainda mais o evento, que homenageia diversos colegas expoentes da nossa profissão. Trabalhamos junto com a ApamVet para que esse fosse um dia que realmente enaltecesse a Medicina Veterinária e fizesse com que ela fosse reconhecida pela sociedade de maneira mais ampla”, afirmou Pulga.

O presidente do CRMV-SP ainda fez questão de homenagem Alckmin em seu discurso com uma frase do pai do governador retirada de um documento do Instituto de Pesca, datado de 23 de setembro de 1947: “Cada indivíduo tem o direito de figurar como uma pessoa e assim ser tratado no meio social. As instituições são feitas para servir ao homem. A cada indivíduo deve-se oferecer as condições necessárias ao seu desenvolvimento e expressão.”

No evento, em comemoração aos 10 anos da ApamVet, foram ainda homenageados outras 15 personalidades pelos relevantes serviços prestados à ciência veterinária, à academia e ao desenvolvimento da agropecuária do Estado de São Paulo.

Entre os agraciados pela comenda estavam o presidente do Biovet, Antonio Roberto Alves Corrêa; o ex-presidente da DSM Tortuga, Antonio Ruy Viana Freire; o diretor da MSD Saúde Animal, Edival José dos Santos Júnior; o ex-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, Enrico Lippi Ortolani; o presidente da Nestlé Purina, Luis Alberto Brinckmann de Oliveira; o diretor da Special Dog, Erik Leonardo Manfrim; e o presidente do Conselho diretor da Ouro Fino, Jardel Massari.

O reitor da Universidade Paulista, João Carlos Di Gênio; o presidente do Merial, Jorge Alexandre de Adelino Espanha; o presidente da Uzinas Chímicas Brasileiras, Marcelo Brunini Rodrigues; o reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva; o diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Nelson Antunes; o diretor da rede Petz, Sérgio Zimerman; o diretor da Phibro, Stefan Mihailov; e a presidente da Vetnil, Vera Maria Laurinda de Godoy Moreira e Costa Ribeiro também estavam entre os que receberam a outorga.

“Agradeço ao apoio do CRMV-SP para que pudéssemos ter essa grande festividade que conclui os festejos dos 10 anos da ApamVet de forma marcante, com a criação da Comenda do Mérito-Veterinário e a produção do livro Virtuosa Missão, que resgata a história da Medicina Veterinária. Esse é um marco para a Medicina Veterinária no início de século”, Eduardo Harry Birgel, presidente da ApamVet.

O ex-presidente do CRMV-SP, Francisco Cavalcanti de Almeida, um dos prefaciadores do livro “A Virtuosa Missão”, também foi um dos homenageados por todo o trabalho desenvolvido em prol da classe médica-veterinária com a reorganização do Conselho. Na publicação ele escreve que se trata de uma merecida homenagem às pessoas que dedicaram suas vidas por uma Medicina Veterinária estruturada na ética e no compromisso com o reino animal e a sociedade.

A OBRA – Em mais de 270 páginas e cerca de 300 imagens, o jornalista João Castanho Dias detalha o trabalho de milhares de profissionais médicos-veterinários, desde a cavalaria imperial à clínica de pequenos animais, sempre preocupado em mostrar o quanto a Medicina Veterinária é multifacetada e importante para garantir, não apenas a saúde animal, mas também do ser humano e o meio ambiente.

“Foi uma missão nobre, o médico-veterinário tem uma profissão virtuosa. O livro trata da fundação da Medicina Veterinária em São Paulo e seu reflexo em todo o País. Esta é uma história que estava sendo perdida e acabaria esquecida se a ApamVet não tivesse me convidado para fazer o livro, a partir do qual temos uma história verdadeira, contada pelos pioneiros da atividade no Brasil. Viajei por todo o Estado de São Paulo para entrevistá-los.”, afirmou Castanho.

A publicação traz narrativas desde o século 19, entre elas a da criação da Escola de Medicina Veterinária e sua posterior transferência para a Cidade Universitária. As primeiras criações de peixe, o esforço para o combate a raiva bovina, a trajetória de institutos importantes como o Butantan e o Biológico também são alvo de relatos. E, como não poderia deixar de ser, a evolução da clínica de pequenos, das “carrocinhas” ao boom do mercado pet, está retratada no livro.

A edição é ilustrada e traz ainda uma cronologia dos principais fatos, desde o século 19, e biografias dos profissionais pioneiros no Estado de São Paulo.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed