Governo define padrões para produção de camarão congelado

O governo vai definir padrões para a produção de camarão congelado. A norma com os requisitos para cozimento, congelamento, processamento e rotulagem do produto está em consulta pública até 17 de novembro, conforme a Portaria nº 457, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17). Na última quarta-feira (15), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abriu a sugestões o texto da instrução normativa para o camarão fresco.

A legislação reúne padrões obedecidos internacionalmente para o processamento do crustáceo congelado, definindo o produto como cru ou cozido, obtido de matéria-prima fresca ou congelada, desde que submetido ao congelamento na sua preparação final. A matéria-prima pode ser procedente da pesca ou da aquicultura e deve ser de quatro tipos diferentes de camarão, Penaeidae, Pandalidae, Crangonidae e Palaemonidae.

Para o chefe da Divisão de Inspeção de Pescado e Derivados do Ministério da Agricultura, Lúcio Kikuchi, o consumidor será o maior beneficiado quando a norma entrar em vigor. “A legislação é importante porque vai garantir a uniformidade dos produtos, independente da empresa fabricante”, explica.

As sugestões podem ser enviadas por representantes de órgãos, entidades e demais interessados na consulta pública para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal/Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Sala 414, CEP 70.043-900, Brasília (DF).

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (acessado em 17/09/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40