Governos decidirão livremente se identificam alimentos transgênicos

A Comissão do Codex Alimentarius, o órgão responsável por definir os padrões internacionais sobre segurança alimentar, deixou aos governos a atribuição de decidir se obrigam as empresas a identificarem nos rótulos os alimentos com ingredientes geneticamente modificados.

Foi decidido que “os governos são livres para decidir se e como identificam alimentos derivados da biotecnologia moderna”, afirmou a comissão através de um comunicado. No entanto, no caso de um país optar por obrigar a identificação nos rótulos, este deverá tomar certas precauções para “evitar potenciais barreiras ao comércio”.

A presença de artigos geneticamente modificados nos alimentos é uma questão polêmica e em vários países da União Europeia seu cultivo está proibido. Por outro lado, o Codex Alimentarius aprovou normas sobre o uso de antimicrobianos, incluindo os antibióticos, na pecuária, a fim de minimizar o risco de surto e propagação entre humanos e animais de microorganismos resistentes a esses remédios.

A resistência antimicrobiana é uma questão sanitária que causa cada vez mais preocupação devido ao uso extensivo de antibióticos com fins veterinários e na indústria do gado de maneira geral.

Com o comércio internacional dos alimentos, isso se transformou em uma preocupação central em matéria de segurança alimentar, devido à ameaça que representam tanto para os animais como para as pessoas.

O organismo regulador estabeleceu, nesse sentido, que se deve analisar o risco causado pelo uso de antibióticos na produção de gado.

Fonte: Terra (acessado em 11/07/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40