No norte de Santa Catarina, um grupo de pesquisadores tenta salvar da extinção o golfinho mais tímido do mundo. A espécie em perigo é a toninha, o menor dos golfinhos brasileiros. São imagens raras, já que o animal é arredio e não faz questão de se exibir.
A toninha só vive em um trecho do Atlântico Sul, que vai do Espírito Santo até o Golfo de San Matias, na Patagônia argentina. Um dos poucos lugares em que o misterioso golfinho pode ser observado em seu ambiente natural é a Baía da Babitonga, no norte de Santa Catarina, lar de um grupo de 50 toninhas, que é monitorado por pesquisadores da Universidade de Joinville.
Das mais de 30 espécies de golfinhos encontradas no Brasil, a toninha é a única ameaçada de extinção. A principal causa é a captura acidental em redes de pesca. São, pelo menos, duas mil toninhas mortas a cada ano no litoral brasileiro. Os pesquisadores estimam que a população já foi reduzida em 30%.
Em um esforço conjunto, pesquisadores brasileiros, argentinos e americanos lançaram redes do bem na Baía da Babitonga. Cinco toninhas foram capturadas e receberam um equipamento capaz de transmitir informações para um satélite.
Agora, os golfinhos tímidos não têm como se esconder. Estão a um clique de serem localizados pelos olhos do satélite e de revelarem dados importantes para a criação de uma estratégia de salvação da espécie.
Fonte: Bom Dia Brasil (acessado em 03/11/2011)