Grupo de Apoio Mútuo: Cuidando de quem cuida

Com o objetivo de cultivar o equilíbrio emocional de médicos-veterinários e zootecnistas do estado de São Paulo e criar um ambiente seguro e acolhedor para os profissionais, foi criado o Grupo de Apoio Mútuo (GAM) “Cuidando de Quem Cuida”, em outubro de 2023, formalizado por meio da Portaria CRMV-SP nº 2, de 10 de janeiro de 2024. Revolucionando a abordagem da saúde integral dos profissionais atuantes, o GAM é um marco significativo na promoção do bem-estar ao proporcionar sessões com facilitadoras especializadas sobre autocuidado, autocompaixão, luto, entre outros temas inerentes aos desafios diários da prática profissional. Os encontros mensais do Grupo com os profissionais, na sede do Conselho, foram iniciados em janeiro de 2024, e, com o intuito de expandir seu alcance para outras cidades, em maio o projeto passou a realizar também sessões itinerantes.

Grupo de Trabalho

Rosemary Viola Bosch

Presidente

Graduada em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Medicina de Felinos (Anclivepa/SP) e em Perícia Médica-veterinária pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). Mestre e doutora em Ciências (USP), e pós-doutora em Toxinologia (Instituto Butantan). É colaboradora da disciplina de Ética e Deontologia da FMVZ/USP e membro relator da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Faculdade de Medicina da USP. Exerceu a função de conselheira no triênio 2018-2021. É tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica deste Conselho.

Na foto há uma mulher branca, de cabelo escuro, vestindo um blazer xadrez. Esta é a Dra. Rosemary Bosch.
Na foto há uma mulher sorrindo, usando óculos, com cabelo grisalho curto, vestindo blazer e lenço. Esta é a Dra. Suely Stringari.

Graduada em Medicina Veterinária pela USP com especialização em Saúde Pública. Foi conselheira efetiva do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo. Atuou na diretoria do Sindicato dos Médicos-veterinários. É membro do FCAFS e professora da Faculdade HOTEC. Aposentou-se na Vigilância em Saúde do Município de São Paulo.

Suely Stringari de Souza

Thais Vieira Machado

Membro Efetivo

Diretora do hospital Vet. Animaniac’s, perita veterinária e assistente técnica judicial. Membro da Associação Brasileira de Medicina Veterinaria Legal e defensora dativa nos processos ético-profissionais pelo CRMV-SP. Pós-graduada em Medicina Veterinária Legal e Anestesia de Pequenos Animais, e MBA em Gestão e Estratégia de Negócios pela Business School São Paulo.

Na foto há uma mulher sorrindo, vestindo casaco e cachecol. Esta é Dra. Thaís Bertozzi.
Na foto há uma mulher branca, em pé, com cabelo longo, vestindo uma bluda branca. Esta é a Dra. Luciana Cintra.

Graduada em Medicina Veterinária (FMU). Possui especialização em Patologia Clínica Veterinária (USP). Mestre em Patologia Experimental e Comparada (USP). Coordena o Centro de Estudos Pré-Clínicos e Centro de Treinamento em Cirurgia do H. Albert Einstein. Doutoranda em Patologia Experimental e Comparada (USP). Integra o Centro de Medicina Comparada do H. Geral de Massachusetts.

Luciana Cintra

Rosália Regina de Luca

Membro Efetivo

Médica-veterinária (FMVZ-USP), funcionária médica-veterinária em cargos e funções técnicas e administrativas por mais de 30 anos no Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Especialização em Animais de Laboratório, e editora do primeiro Manual para Técnicos em Bioterismo do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA) em língua portuguesa. Ocupa a cadeira como Patrona, de nº 19, na Academia Brasileira de Ciência de Animais de Laboratório (ABCAL).

Na foto há uma mulher branca, em pé, usando óculos, com cabelo curto, vestindo um blazer escuro e uma camisa branca. Esta é a Dra. Roália de Luca.
Na foto há um homem branco, usando óculos, com cabelo grisalho, vestindo camisa social branca. Este é o Dr. Antonio Sampaio.

Graduado em Medicina Veterinária (FMVZ-USP). Possui especialização em Entomologia Urbana (Unesp-Rio Claro). Mestre em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio, pelo Instituto Biológico. Atuou como médico-veterinário autônomo, no município de Santo Anastácio (SP). Trabalhou na indústria veterinária como assistente técnico, no desenvolvimento e registro de novos produtos. Também atuou na área de controle de pragas urbanas.

Antonio Queiroz de Almeida Sampaio

Luis Gustavo Lamanna de Azeredo

Membro Efetivo

Imagem meramente ilustrativa de um personagem masculino.

Psicóloga graduada pela Universidade Paulista, fez aprimoramento em Psicologia Hospitalar pela Psicocare no Hospital Sepaco. Possui especialização em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia, e, em andamento, em Prevenção e Posvenção do Suicídio pelo Vita Alere SP. É proprietária e atua como psicóloga clínica no Espaço de Psicologia Joelma Ruiz. Também é membro do grupo Psiconvet.

Joelma Ruiz

Rosemary Viola Bosch