GT irá revisar regulamento técnico do PNCEBT

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretária de Defesa Agropecuária (Mapa/SDA) constituiu um Grupo de Trabalho (GT) que terá por objetivo elaborar uma proposta de revisão do regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT).

A revisão do Programa se tornou necessária, com o intuito de estabelecer novas estratégias para estados cujas prevalências de brucelose ou de tuberculose possibilite uma abordagem diferenciada, após os técnicos da área considerarem a situação sanitária verificada em estudos epidemiológicos de brucelose e tuberculose realizados em diversos estados brasileiros.

Já existem Unidades Federativas que instituíram programas estaduais de erradicação, como é o caso de Mato Grosso e de Santa Catarina, que desenvolveram o PNCEBT em nível estadual, com o apoio do Mapa. O objetivo da revisão é também incentivar os demais estados a avançar na erradicação da brucelose e da tuberculose.

O GT terá representantes do Departamento de Saúde Animal (DSA) e das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFAs) do Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso e do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária.

Durante as reuniões, poderão ser convidados outros representantes de áreas distintas do Mapa, integrantes do Comitê Científico Consultivo sobre Brucelose e Tuberculose Animal (CCTB) e especialistas de entidades públicas ou privadas para auxiliarem nas atividades que serão desenvolvidas.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40